Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Atenção! Eis cinco sinais que podem revelar maus-tratos a idosos

Plataforma Lares Online explica quais os indícios a que as famílias devem ter atenção para perceber se os idosos estão a ser tratados de forma correta nos lares.

Atenção! Eis cinco sinais que podem revelar maus-tratos a idosos
Notícias ao Minuto

15:15 - 11/05/23 por Notícias ao Minuto

País Idosos

O processo de integração de um idoso num lar é complexo e exige um acompanhamento contínuo da família, que deve ter um papel vigilante. Para ajudar a perceber alguns sinais de alerta, a Lares Online -  plataforma líder na referenciação segura de lares em Portugal -, deixou uma lista de comportamentos a que os familiares devem estar atentos por poderem podem significar que o idoso está a passar por maus-tratos e negligência.

A plataforma começa por recordar que estes sinais não se limitam a questões físicas, como contenção ou força desnecessária. "Os idosos também podem passar por episódios de maus-tratos psicológicos, como insultos ou ordens injustificadas, ou negligência, quando não são tratados de forma digna e humana", explicou Marina Lopes, CEO e fundadora da Lares Online numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.

Se tem um familiar num lar deve assim estar atento se este apresenta "regularmente um aspeto descuidado", como andar de pijama ou de fato de treino durante todo o dia, se usa roupas sujas ou que não são suas, se está "recorrentemente mal vestido ou se aparenta "falta evidente de higiene pessoal". Todos estes aspetos podem significar, segundo a Lares Online, "negligência".

Outro sinal suspeito é se o idoso "manifesta um cansaço excessivo", pois a falta de energia ou mesmo apatia total podem ser sinais de desnutrição, ou seja, défice de nutrientes essenciais ao bem-estar do idoso. "Perder peso de forma significativa, irritabilidade e dificuldade de concentração podem significar que o idoso não está a ser alimentado de forma correta", acrescenta a plataforma.

Se o idoso aparentar ter medo dos auxiliares isso também deve ser considerado um sinal 'vermelho'. "Se o idoso se retrai quando um auxiliar geriátrico se aproxima, a família deve estar atenta, para perceber o motivo de tal reação e conseguir atuar de forma imediata para reverter a situação", lê-se na nota da plataforma enviada ao Notícias ao Minuto.

Além disso, se o lar não comunicar acidentes ou quedas do idoso e, posteriormente, apresentar "uma justificação demasiado elaborada, ou incongruente", deve ficar muito alerta e atuar, caso a situação lhe parece realmente suspeita.

Por fim, um lar que não permite visitas a qualquer hora é de desconfiar e "este é um dos sinais de alerta que mais famílias desconhecem", segundo a Lares Online, "por acreditarem ser o procedimento habitual".

As famílias devem ter o direito de visitar os idosos a qualquer momento do dia, sem aviso prévio, para poderem avaliar as condições do lar e o estado de saúde do idoso, bem como conversar regularmente com a equipa técnica da instituição. Acredite! Há lares que permitem visitas sem restrições.

Leia Também: Detetadas oito infrações em fiscalização a lares de idosos em Alvalade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório