O Presidente da República enviou, nesta quinta-feira, uma mensagem de celebração no Dia Internacional do Bombeiro.
Através de uma nota publicada no website oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa realçou "o desígnio ímpar do setor na proteção e socorro da vida e do património", celebrando que "diariamente, de Norte a Sul, do Interior ao Litoral, são incontáveis as histórias de portugueses que testemunham o nobre e decisivo contributo dos bombeiros".
Contributos estes "restados de forma anónima, tanto em Portugal, como em contexto internacional – como foi o caso da participação dos Bombeiros Portugueses nas forças recentemente projetadas para Turquia e para o Chile –, mas alicerçados nos imperativos da prontidão, disponibilidade e altruísmo".
O Presidente presta "especial homenagem" aos bombeiros e bombeiras que "sacrificaram as suas vidas pelo bem da comunidade e do território, não esquecendo aqueles que estão entre nós e que foram feridos no corpo e na alma".
"Sacrifícios pessoais" que "não deixam o Presidente da República indiferente, pelo que é de inteira justiça esta manifestação pública do seu apreço, incentivo e consideração em nome dos portugueses", conclui a nota.
Leia Também: LBP vai inaugurar memorial aos bombeiros que morreram em serviço