Meteorologia

  • 26 MAIO 2020
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 32º

Edição

Constitucionalistas com opiniões contrárias sobre chumbo

Os constitucionalistas Jorge Pereira da Silva e Domingos Farinho abordaram na Rádio Renascença a reação do Governo ao facto de três das medidas que integram o Orçamento de Estado para este ano terem sido consideradas inconstitucionais.

Constitucionalistas com opiniões contrárias sobre chumbo

Os constitucionalistas Jorge Pereira da Silva e Domingos Farinho foram os convidados de ‘Em Nome da Lei’, da Rádio Renascença, e mostraram algumas posições contrárias relativamente à inconstitucionalidade das medidas e à reação posterior do Governo ao chumbo do Tribunal Constitucional (TC).

Na perspetiva de Jorge Pereira da Silva, que comentou a situação este sábado, os juízes do Palácio Ratton erraram ao apontarem o aumento de impostos como alternativa ao corte de salários.

Ainda assim, o constitucionalista discorda também da discussão sobre a composição do TC ter surgido poucos dias depois de ter sido alvo do chumbo de três normas do Orçamento do Estado e 2014, considerando mesmo que o Governo acaba por perder a razão que tinha na contestação aos fundamentos do acórdão.

Já Domingos Farinha recorda que, tal como acontece noutros tribunais constitucionais, por vezes a posição do tribunal é mais interventiva. Domingos Farinha criticou ainda os deputados, considerando que têm a oportunidade de escrutinar os juízes do TC.

Recorde-se que após as medidas terem sido consideradas inconstitucionais, o Governo reagiu, pela voz do primeiro-ministro, apelando a um maior “escrutínio” em relação aos juízes do TC.

[Notícia corrigida às 17h30]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório