Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Túnel da Avenida em Braga fechado durante 250 dias para obras

A Câmara de Braga aprovou hoje, com a abstenção do PS e da CDU, a adjudicação, por 5,2 milhões de euros, da requalificação do túnel rodoviário da Avenida, um dos principais acessos ao centro da cidade.

Túnel da Avenida em Braga fechado durante 250 dias para obras
Notícias ao Minuto

19:20 - 02/05/23 por Lusa

País Obras

A obra, que vai implicar o corte da circulação no túnel, tem um prazo de execução de 250 dias.

A intervenção visa a substituição dos revestimentos das paredes laterais e potenciar incrementos de segurança e conforto dos utilizadores do túnel, mediante a instalação ou substituição integrada de um conjunto de infraestruturas.

Aquele túnel rodoviário, com uma extensão de 1,15 quilómetros, assegura um dos principais acessos a Braga, desde a Circular Norte (Avenida António Macedo) e o centro da cidade (Avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central.

Inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 metros, o túnel, segundo a Câmara, "nunca sofreu qualquer intervenção de fundo", tendo apenas sido alvo de "pequenas intervenções de conservação e manutenção".

Com a intervenção que agora vai ter lugar, a Câmara pretende "não apenas reabilitar, mas modernizar o túnel, através da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais, repavimentação das faixas de rodagem, e substituição dos revestimentos das paredes e muros e das infraestruturas elétricas.

Serão também substituídos os sistemas de ventilação e desenfumagem e os sistemas de segurança e deteção de incêndio e da rede de iluminação pública.

Vai ainda ser atualizada a rede de combate a incêndios.

A requalificação inclui, igualmente, a instalação de uma rede de videovigilância e a instalação de controlo e contagem de tráfego.

Em simultâneo, vai decorrer a requalificação da Avenida da Liberdade, um investimento de 3,1 milhões de euros e com um prazo de execução também de 250 dias.

Esta obra aguarda visto do Tribunal de Contas, que devolveu o processo ao município, para se fazer constar no texto contratual o conteúdo da obrigação de resultado relativa ao fornecimento e plantação de espécies arbóreas e outras componentes associadas aos espaços verdes.

Nesse sentido, o executivo aprovou hoje mesmo uma adenda ao contrato, que será agora novamente remetido ao Tribunal de Contas, avançando a obra após a respetiva luz verde.

Na reunião de hoje, foi também aprovada a prorrogação, por 55 dias, do prazo de conclusão do segundo troço da Variante do Cávado, numa extensão de 1.134 metros, que vai permitir a ligação à Freguesia de Frossos.

A intervenção, no valor de 1,6 milhões de euros, inclui a regularização do Rio Torto, entre a rotunda da Avenida do Estádio e a Estrada Nacional 201.

Com esta nova prorrogação, a obra terá de estar concluída até 31 de maio de 2023.

Leia Também: Freguesia do Lumiar critica obras do Metro e pede audiência ao ministro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório