Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Governo é "um resíduo que tem de ser eliminado"

O presidente da Câmara de Loures (CDU) comparou hoje o Governo a "um resíduo que tem de ser eliminado o mais depressa possível", e acrescentou que ainda é possível travar a privatização da Empresa Geral do Fomento.

Governo é "um resíduo que tem de ser eliminado"
Notícias ao Minuto

14:25 - 06/06/14 por Lusa

País Bernardino Soares

"Como temos visto ao longo desta semana este é um Governo moribundo. Este Governo é um resíduo que tem de ser eliminado o mais depressa possível", afirmou Bernardino Soares perante centenas de manifestantes que rumaram em cortejo desde o Largo do Rato até ao parlamento, em protesto contra a privatização da EGF, sub-holding do Grupo Águas de Portugal.

O autarca disse ainda acreditar ser possível "travar a privatização" da EGF e assim manter a maioria de capital público e defender os interesses dos munícipes.

A EGF é responsável pela recolha, transporte, tratamento e valorização de resíduos, através de 11 empresas concessionárias, entre as quais a Valorsul, que atua em 19 municípios da Área Metropolitana de Lisboa e da zona Oeste, também acionistas.

"A privatização da EGF é um crime económico pois visa colocar nas mãos de privados interesse públicos. É um crime social e laboral pois afeta os direitos dos trabalhadores. É um crime ambiental porque não estão garantidos os níveis de segurança que hoje existem. E é também um crime contra os municípios, que são parte fundamental e não podem ser postos de parte", salientou Bernardino Soares.

Para o autarca de Loures, a privatização da EGF "só serve e só defende os interesses dos privados".

A manifestação de hoje foi organizada pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, organizações sindicais e Associação de Municípios da Região de Setúbal.

Os promotores deixaram a promessa de que a "luta vai continuar" para que a EGF continue nas mãos do Estado e da população.

O protesto, ao qual aderiram os municípios de Lisboa, Loures, Alenquer, além dos Municípios da Região de Setúbal, terminou ao som da música Grândola Vila Morena, e depois de um buzinão levado a cabo pela dezena de viaturas de recolha do lixo que fazem serviço nos municípios abrangidos pela Valorsul.

Entretanto, os 19 municípios acionistas da Valorsul reafirmaram por carta aos privados interessados na EGF que discordam da decisão do Governo, que põe em causa a sua "relação exclusiva" como clientes e fornecedores da matéria-prima da empresa.

No início do ano, o Governo fez saber que pretende alienar 100% da sua participação na EGF, o que tem sido contestado pelos municípios acionistas da Valorsul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório