Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Confirmado segundo caso de lepra em Portugal. É no Porto

De recordar que os serviços de saúde da Madeira informaram na terça-feira que foi confirmado um caso importado da doença de Hansen, mais conhecido por lepra, nesta região, com origem no Brasil. DGS já confirmou os dois casos de lepra entre março e abril.

Confirmado segundo caso de lepra em Portugal. É no Porto
Notícias ao Minuto

13:36 - 20/04/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Lepra

Foi confirmado mais um caso de lepra em Portugal, no Porto, avança hoje a RTP. Este surge depois de, na passada terça-feira os serviços de saúde da Madeira terem informado da existência de um caso importado da doença de Hansen, nesta região, com origem no Brasil.

Ao que o canal público indica, o paciente terá contraído a infeção no Brasil, há menos de um mês. O diagnóstico já foi validado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública Ricardo Jorge.

Recorde-se que este é o segundo caso de lepra conhecido no nosso país esta semana. Uma nota divulgada pela Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira deu conta de que o primeiro caso tinha sido confirmado no arquipélago, com a paciente a ser uma mulher, adulta, que reside na Madeira desde janeiro de 2022.

Este caso "está a ser seguido no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, tendo sido implementado o necessário tratamento da infeção", lia-se no mesmo documento.

Acrescentava-se ainda que "todos os contactos próximos foram identificados e a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde locais", com os serviços de saúde insulares a esclarecerem que esta doença "não se propaga facilmente, pelo que não implica isolamento".

DGS confirma dois casos de lepra entre março e abril

A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou hoje que, entre março e abril, foram reportados dois casos importados da doença de Hansen, mais conhecida por lepra, com origem no Brasil.

Numa resposta à agência Lusa, e sem especificar os locais de registo, a DGS fala em dois casos em Portugal nos últimos meses que "se referem a indivíduos originários do Brasil".

"Os casos foram reportados no contexto da suspeita clínica e no contexto da origem de zonas endémicas, tendo já iniciado o tratamento adequado", garante a DGS.

[Notícia atualizada às 14h35]

Leia Também: Serviços de saúde confirmam caso de lepra importado na Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório