Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Ameaça de ataques a escolas "não passou de uma brincadeira de mau gosto"

Diretor Nacional da PSP apelou a que todos os cidadãos estejam alerta a estas situações e que as denunciem às autoridades.

Ameaça de ataques a escolas "não passou de uma brincadeira de mau gosto"
Notícias ao Minuto

12:06 - 20/04/23 por Natacha Nunes Costa

País Massacre

O Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) afirmou, esta quinta-feira, que as ameaças feitas nas redes sociais a uma eventual invasão de uma escola no concelho de Odivelas, distrito de Lisboa, "não passaram de uma brincadeira de mau gosto".

"É novamente mais um mau exemplo de um mau uso das redes sociais", realçou Magina da Silva, garantindo que a situação foi monitorizada pela PSP e o caso entregue à Polícia Judiciária.

Em declarações aos jornalistas sobre este assunto, à margem da operação policial que está a decorrer na cidade do Porto, o responsável apelou aos cidadãos que estejam atentos a este tipo de situações. Apesar desta não representar perigo, é necessário sinalizar todas as que possam de alguma forma colocar a segurança da população em causa.

"Neste caso em concreto foi rastreado, está controlado e as pessoas podem estar sossegadas, no entanto, devemos estar todos alerta e preparados para a qualquer momento lidar com uma situação destas. É necessário uma sociedade coesa e solidária", sublinhou, relembrando que "a segurança pública é uma responsabilidade social, é de todos".

"Não podemos estar à espera que só os polícias detetem as situações [...].Temos todos, como cidadãos, de colaborar com as forças policiais, sinalizando este tipo de situações", adiantou ainda.

PSP identificou jovem que fez ameaças a escola em Odivelas

Entretanto, de acordo com um comunicado da PSP, o jovem que proferiu as ameças de massacre numa escola de Odivelas, nas redes sociais, já foi identificado.

Em algumas das imagens que circularam, além das ameaças, o jovem mostravam um arsenal de armas, de fogo e brancas.

Já hoje de manhã, em comunicado, a polícia tinha dito que estava a monitorizar a situação e a acompanhar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e a população escolar.

Nessa nota, a PSP adiantava que recebeu a informação sobre estas ameaças também pelas redes sociais, vindas de diversos cidadãos que quiseram confirmar que as autoridades se encontravam a par do assunto.

As ameaças surgem no dia em que se assinala 24 anos do massacre de Columbine, nos Estados Unidos. Este ataque aconteceu no dia 20 de abril de 1999, na cidade de Littleton, no estado de Colorado, quando dois estudantes invadiram a Columbine High School e mataram 12 alunos e um professor, suicidando-se de seguida.

Leia Também: PSP está a monitorizar ameaças de potenciais ataques em escolas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório