Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 25º

Jovem desaparecido em praia de Ovar. Amigo saiu da água sozinho

Banhista desaparecido será brasileiro, na casa dos 30 anos. Polícia Marítima alerta banhistas que "o tempo de verão, mas o mar continua a ser de inverno".

Jovem desaparecido em praia de Ovar. Amigo saiu da água sozinho
Notícias ao Minuto

18:40 - 18/04/23 por Notícias ao Minuto

País Ovar

Um jovem encontra-se desaparecido desde esta tarde numa praia no concelho de Ovar, no distrito de Aveiro, depois de ter sentido dificuldades na água.

Segundo confirmou a Polícia Marítima de Aveiro ao Notícias ao Minuto, o homem estava acompanhado por um amigo, que conseguiu sair da água pelos próprios meios e que foi assistido na areia, na praia de São Pedro de Maceda.

"O jovem que conseguiu sair ficou em estado de choque, portanto foi parco em palavras", explicaram as autoridades, acrescentando que foi possível apurar que o jovem desaparecido é de nacionalidade brasileiro e "estará na casa dos 30 anos".

Mais tarde, foi confirmado que o grupo era constituído por três rapazes brasileiros, com um dos banhistas a ficar na areia antes do incidente e a ser o responsável pelo alerta.

O aviso foi recebido pelas 16h10 e foram acionados vários meios para o local, entre os quais um helicóptero, que se encontra a apoiar as operações de busca.

Segundo o site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 18h37 encontravam-se no local 33 operacionais, apoiados por onze veículos.

A Polícia Marítima apontou ainda que, entre os meios mobilizados, estão motas de água e embarcações da Estações Salva-vidas de Aveiro, além de meios dos bombeiros de Esmoriz e de Espinho.

"O tempo de verão, mas o mar continua a ser de inverno"

No primeiro balanço feito após o alerta, o comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro, o comandante Vitor Conceição Dias, afirmou aos jornalistas que as buscas deverão decorrer até não haver visibilidade para continuar.

Sobre o banhista que conseguiu sair da água, o comandante explicou que o indivíduo "saiu com algum cansaço pelo esforço que fez para nadar até à costa, e por ter perdido de vista o amigo, num estado perturbado". Foram acionados meios de apoio psicológico, "tanto para a pessoa que ficou em terra e que deu o alerta, como o elemento que foi socorrido".

Vitor Dias avisou os banhistas que o bom tempo pode ser traiçoeiro para quem vai à praia antes da época balnear, já que a maioria das praias continua sem vigilância.

"Estamos com um tempo de verão, mas o mar continua a ser de inverno e, infelizmente, neste altura ainda não há vigilância. Tem havido um esforço da Autoridade Marítima em divulgar essa preocupação e aconselhar as pessoas para não irem a banhos nesta altura", esclareceu o comandante.

Sobre o estado do mar, Vitor Dias disse que este não impedia a realização das buscas, apesar da água se manter algo forte. O comandante acrescenta que este "não se irá alterar significativamente", pelo que "o que poderá colocar em causa as buscas será a luz".

[Notícia atualizada às 19h47]

Leia Também: Encontrado sem vida jovem desaparecido no domingo em Miranda do Douro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório