Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Universidade de Aveiro evoca III Congresso da Oposição Democrática

A Universidade de Aveiro vai assinalar na quarta-feira os 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática, que antecedeu o 25 de Abril, com uma sessão dirigida à população estudantil, informou hoje fonte académica.

Universidade de Aveiro evoca III Congresso da Oposição Democrática
Notícias ao Minuto

11:22 - 17/04/23 por Lusa

País Universidade de Aveiro

"Da Memória ao Futuro: Comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática" é o mote da sessão, uma iniciativa conjunta da Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril e da Universidade de Aveiro, com a curadoria de Carlos Jalali e Patrícia Silva, docentes daquela universidade.

A comemoração evoca meio século de luta pela democracia em Portugal e a realização, em Aveiro, do III Congresso da Oposição Democrática em 1973, o último realizado antes do 25 de Abril e em que ocorreu uma carga policial durante uma romagem dos congressistas à campa do opositor Mário Sacramento.

A Universidade de Aveiro, que acolhe as comemorações, foi também ela criada nesse ano.

"Com esta comemoração pretende-se celebrar tal efeméride, mas sobretudo honrar o espírito que animou esse histórico conclave", refere a nota de imprensa da universidade.

De acordo com a Universidade de Aveiro, a sessão comemorativa deverá contar com as presenças do Presidente da República e do presidente da Assembleia da República.

"Marcelo Rebelo de Sousa e Augusto Santos Silva marcam presença na comemoração dos 50 anos do III Congresso da Oposição Democrática, dia 19 de abril, no Auditório Renato Araújo, Edifício Central e da Reitoria, da Universidade de Aveiro (UA), evento que une memória e futuro da democracia em Portugal, numa iniciativa especialmente dirigida ao público estudantil", anuncia.

Segundo a instituição, "este evento visa dinamizar a atividade democrática em Portugal, através de uma efetiva participação cívica, em especial de gerações mais novas, estudantes do ensino secundário, os quais serão desafiados a fazer uma reflexão sobre os desafios para o futuro, de modo a alcançar uma sociedade mais inclusiva, participativa e justa".

De acordo com o respetivo programa, a abertura da sessão tem previstas intervenções de Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro, Carlos Jalali, Maria Inácia Rezola, comissária executiva da Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril, e Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República.

Leia Também: Universitários do Porto querem comissão nacional que estude assédio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório