Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Palácio dos Condes de Avillez classificado monumento de interesse público

O Governo classificou como monumento de interesse público (MIP) o Palácio dos Condes de Avillez, em Portalegre, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República (DR).

Palácio dos Condes de Avillez classificado monumento de interesse público
Notícias ao Minuto

10:18 - 04/04/23 por Lusa

País Portalegre

O palácio, situado na Praça da República, é também designado por Antiga Casa da Família Avillez ou Antigo Solar dos Avillez, sendo reconhecido pelos painéis de azulejos do século XVIII e pela sua escadaria.

Depois de ter acolhido os antigos serviços do Governo Civil, o Palácio dos Condes de Avillez é atualmente utilizado pela PSP.

A proposta para a classificação MIP partiu da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em julho de 2020.

De acordo com a portaria publicada hoje em DR e assinada pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, o Palácio dos Condes de Avillez faz parte de "um interessante conjunto de casas nobres dos séculos XVII e XVIII", que se inscrevem na malha urbana medieval e renascentista de Portalegre, ou nas suas imediações.

Na portaria é recordado que o palácio foi construído por iniciativa de "uma das mais importantes famílias" da cidade, num "espaço urbano já nobilitado", tendo a sua construção contribuído para a "reorganização" urbanística desta zona limítrofe do núcleo antigo.

"O programa arquitetónico do edifício, onde o Barroco se alia já ao Neoclássico, é bem revelador do estatuto da família fundadora, integrando soluções como os torreões laterais da fachada, que citam, embora em resolução vernacular, aqueles do Palácio de Mafra", pode ler-se na portaria.

No documento é ainda descrito que, no interior do edifício, destacam-se a escadaria central, que participa, com o átrio e os salões nobres, dos "espaços de aparato" do palácio, e o conjunto de painéis de azulejos do século XVIII que os decoram, "de grande efeito cénico".

Leia Também: Património Cultural propõe fixação de zona de proteção em Aljezur

Recomendados para si

;
Campo obrigatório