Palácio dos Condes de Avillez classificado monumento de interesse público
O Governo classificou como monumento de interesse público (MIP) o Palácio dos Condes de Avillez, em Portalegre, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República (DR).
© ShutterStock
País Portalegre
O palácio, situado na Praça da República, é também designado por Antiga Casa da Família Avillez ou Antigo Solar dos Avillez, sendo reconhecido pelos painéis de azulejos do século XVIII e pela sua escadaria.
Depois de ter acolhido os antigos serviços do Governo Civil, o Palácio dos Condes de Avillez é atualmente utilizado pela PSP.
A proposta para a classificação MIP partiu da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em julho de 2020.
De acordo com a portaria publicada hoje em DR e assinada pela secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, o Palácio dos Condes de Avillez faz parte de "um interessante conjunto de casas nobres dos séculos XVII e XVIII", que se inscrevem na malha urbana medieval e renascentista de Portalegre, ou nas suas imediações.
Na portaria é recordado que o palácio foi construído por iniciativa de "uma das mais importantes famílias" da cidade, num "espaço urbano já nobilitado", tendo a sua construção contribuído para a "reorganização" urbanística desta zona limítrofe do núcleo antigo.
"O programa arquitetónico do edifício, onde o Barroco se alia já ao Neoclássico, é bem revelador do estatuto da família fundadora, integrando soluções como os torreões laterais da fachada, que citam, embora em resolução vernacular, aqueles do Palácio de Mafra", pode ler-se na portaria.
No documento é ainda descrito que, no interior do edifício, destacam-se a escadaria central, que participa, com o átrio e os salões nobres, dos "espaços de aparato" do palácio, e o conjunto de painéis de azulejos do século XVIII que os decoram, "de grande efeito cénico".
Leia Também: Património Cultural propõe fixação de zona de proteção em Aljezur
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com