Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Submarino Arpão realiza a sua maior viagem no Atlântico Sul

Embarcação portuguesa larga no dia 4 de abril da Base Naval de Lisboa e fará 120 dias de missão.

Submarino Arpão realiza a sua maior viagem no Atlântico Sul
Notícias ao Minuto

13:55 - 03/04/23 por Notícias ao Minuto

País Submarinos

O submarino português NRP Arpão parte no dia 4 de abril da Base Naval de Lisboa rumo à maior viagem do Atlântico Sul da sua história.

De acordo com a Marinha Portuguesa, o desafio, que faz parte da Iniciativa Mar Aberto 23.2, termina no início de agosto, após 120 dias de missão.

Durante este período o NRP Arpão irá visitar dois continentes e cinco países: Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Angola e Marrocos, percorrendo mais de 13 mil milhas, totalizando cerca de 2.500 horas de navegação.

O propósito da viagem, segundo a Marinha Portuguesa, é "desenvolver ações de cooperação  bilateral e multilateral, e de presença e diplomacia naval, nomeadamente, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Presenças Marítimas Coordenadas no Golfo da Guiné e Iniciativa 5+5 Defesa, com Marrocos".

Durante este período o submarino Arpão pretende ainda contribuir "para a segurança marítima numa área de operações situada no Oceano Atlântico Sul, compreendida entre a costa do Brasil e a Costa ocidental Africana".

A missão do Arpão contribuirá assim "para o estreitamento das relações de cooperação militar e diplomáticas entre Portugal e cada um dos países visitados, com especial enfoque nas comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano se realizará na África do Sul" e contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O NRP Arpão será o primeiro submarino português a realizar uma missão deste tipo, sendo também a primeira vez que um submarino nacional cruza a linha do equador, tendo para isso posto à prova a capacidade logística operacional da Marinha.

As características operacionais do submarino conferem-lhe a capacidade de efetuar patrulhas discretas em qualquer altura do ano e qualquer lugar, garantindo assim que as águas sob soberania ou jurisdição nacional, ou quaisquer outras onde seja requerida a sua presença, possam ter uma garantia extra de segurança da navegação.

O submarino Arpão tem uma guarnição de 35 militares e é comandado pelo capitão-de-fragata Taveira Pinto.

Leia Também: Governo a "fazer tudo" para substituir cabos submarinos rapidamente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório