Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Marinha salvou 130 pessoas nos primeiros três meses deste ano

Só em março registaram-se 34 ações de busca e salvamento e foram salvas 33 pessoas.

Marinha salvou 130 pessoas nos primeiros três meses deste ano
Notícias ao Minuto

12:18 - 02/04/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha

A Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Subcentro do Funchal, coordenou durante os meses de janeiro, fevereiro e março 97 ações de busca e salvamento marítimo das quais resultaram 130 vidas salvas, informou aquele ramo das Forças Armadas em comunicado este domingo. 

Só durante o mês de março registaram-se 34 ações de busca e salvamento e foram salvas 33 pessoas.

"Na área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, foram registados 25 incidentes em que foram salvas 29 pessoas", adianta o documento.

Já na área de responsabilidade do MRCC de Ponta Delgada foram coordenadas oito ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas três pessoas.

No Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal foi coordenada um ação de busca e salvamento, tendo sido resgatada uma pessoa.
 
De acordo com o comunicado, "para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa e outros recursos e meios pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial do Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), dos Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, das Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos".

A Marinha realça ainda o apoio prestado pelos navios e embarcações nas ações de busca e salvamento, que se desviam das suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais - MRCC Lisboa e MRCC Delgada.

Leia Também: Marinha portuguesa e marinha alemã assinam Plano de Cooperação Bilateral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório