Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Dia das Mentiras. Eis as que mais lemos sobre saúde (e como denunciar)

A propósito do Dia da Mentira, a DGS lançou uma campanha que visa abordar alguns mitos e informações falsas mais comuns nas áreas da vacinação, da atividade física, da alimentação saudável, da prevenção de infeções, da diabetes e da saúde oral.

Dia das Mentiras. Eis as que mais lemos sobre saúde (e como denunciar)
Notícias ao Minuto

13:58 - 01/04/23 por Notícias ao Minuto

País DGS

Devo ter um stock de antibióticos em casa? As luvas substituem a lavagem das mãos? Estes são alguns dos mitos mais ouvidos na área da saúde que a Direção-Geral da Saúde (DGS) vem agora desmistificar.

A propósito do Dia da Mentira, que se assinala hoje, dia 1 de abril, a DGS resolveu lançar uma campanha digital sobre desinformação na área da saúde, "com o objetivo de abordar alguns mitos e informações falsas comuns".

Para isso, recorreu às suas redes sociais para clarificar algumas informações que frequentemente circulam na internet e que são partilhadas de forma massiva. Ora veja algumas:

No seu site, a DGS destaca que a pandemia de Covid-19 trouxe "uma oportunidade única às instituições do setor da saúde, em particular as de saúde pública", porque alargou a audiência que habitualmente visitava sites e redes sociais nesta área.

É disso exemplo a página de Facebook deste serviço, que passou de 100 mil para 830 mil seguidores. "No entanto, e apesar das parcerias desenvolvidas neste período com o Facebook, a Google ou o Polígrafo, a desinformação e a partilha de fakenews proliferaram ao longo dos últimos três anos", lamenta.

"No presente, a informação falsa é uma preocupação crescente também na área das doenças transmissíveis, devido a um acesso universalizado e fácil à informação, mas que nem sempre é verdadeira, podendo comprometer um estilo de vida saudável, um diagnóstico correto ou o tratamento adequado", esclarece a DGS, numa nota.

Assim sendo, esta nova campanha digital é uma forma de  abordar alguns mitos e informações falsas mais comuns nas áreas da vacinação, da atividade física, da alimentação saudável, da prevenção de infeções, da diabetes e da saúde oral.

A DGS aproveita ainda para apelar a que se denunciem informações falsas nas redes sociais e explica como:

  • Clique no ícone acima da publicação que pretende marcar como falsa;
  • Clique em denunciar;
  • Clique em informações falsas;
  • Selecione o motivo por que está a denunciar a publicação.

"Garanta que só partilha informação verdadeira!", conclui a nota daquela entidade.

Leia Também: Baixa de três dias? Pode pedi-la no SNS24 (já) a partir de segunda-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório