Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Bispo do Porto responde a carta aberta de leigos: "Prioridade às vítimas"

D. Manuel Linda respondeu a grupo de 441 leigos da Diocese do Porto que escreveram uma carta aberta.

Bispo do Porto responde a carta aberta de leigos: "Prioridade às vítimas"
Notícias ao Minuto

15:23 - 31/03/23 por Notícias ao Minuto

País D. Manuel Linda

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, publicou, esta sexta-feira, uma nota informativa, "em resposta a uma carta aberta que lhe foi dirigida por leigos da diocese", onde reafirmou a "prioridade às vítimas" na gestão de casos de abusos sexuais.

Num texto divulgado pela Agência Ecclesia, o sacerdote aponta que se "agradece a boa vontade de contribuírem, com participação ativa e sinodal, para o necessário apoio às vítimas e para a construção de uma cultura do respeito e da confiança, algo que já faz parte da vida e sensibilidade dos agentes pastorais, mas que pode e deve ser implementado com maior empenho por parte de todos".

D. Manuel Linda aponta ainda, na mesma mensagem, que as preocupações que os leigos indicaram "são as mesmas do bispo do Porto", ou seja, "prioridade às vítimas, acompanhá-las e erradicar este dramático fenómeno da vida da Igreja, a par da certeza de que nenhum abusador tem ou terá lugar no seio do clero". 

De lembrar que, em causa, está uma carta subscrita por um grupo de 441 leigos da Diocese do Porto, enviada ao bispo. Nesta, afirmam-se "genuinamente preocupados com o tema dos abusos sexuais de crianças e frágeis no seio da Igreja".

Recorde-se que a referida diocese recebeu uma lista com 12 padres suspeitos - quatro já morreram e um já não pertence à Diocese - da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica. 

[Notícia atualizada às 15h39]

Leia Também: Bispo do Porto afasta "temporariamente" três padres suspeitos de abusos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório