Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

GNR elabora 63 autos de contraordenação a explorações pecuárias em 5 dias

Militares da Guarda fiscalizaram 31 explorações pecuárias.

GNR elabora 63 autos de contraordenação a explorações pecuárias em 5 dias
Notícias ao Minuto

18:28 - 30/03/23 por Notícias ao Minuto

País Pecuária

O Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre 20 e 24 de março, uma operação que fiscalizou 31 explorações pecuárias, no distrito do Porto.

Dessa operação, "para verificação do exercício da atividade pecuária, bem-estar animal, sanidade e identificação animal", resultou a elaboração de 63 autos de contraordenação, explicou a GNR em comunicado.

Foi ainda apreendido um veículo frigorífico com diversos produtos de origem animal congelados "que por não se encontrarem em condições de consumo, foram entregues a uma empresa devidamente certificada, com destino à sua incineração".

Dos 63 autos de contraordenação, a GNR destaca, na missiva, oito por falta de marcação auricular individual de caprinos e ovinos, oito por falta de licenciamento do Regime do Exercício de Atividade Pecuária (REAP), oito por falta de condições de transporte de animais e oito por falta de documentação de canídeos.

Contam-se, ainda, sete contraordenações por Rejeição de Efluentes Pecuários, cinco por falta de Guia de Limpeza de Desinfeção de veículos, quatro por falta de autorização de transportador e quatro por falta de Registo no Sistema Nacional de Importação e Registo Animal (SNIRA), bem como quatro por insalubridade e bem estar animal, dois por detenção de medicamentos veterinários sem receita, dois por excesso de animais, dois por falta de sistema de deteção de incêndios e um por falta de identificação de equídeo.

Leia Também: Mais de 50 porcos mortos em incêndio numa pecuária no Fundão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório