Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Mães pela Canábis manifestam-se no próximo domingo em Lisboa

Associação espera a participação de centenas de pessoas de vários pontos do país.

Mães pela Canábis manifestam-se no próximo domingo em Lisboa
Notícias ao Minuto

21:51 - 29/03/23 por Notícias ao Minuto

País Canábis

A Associação Mães pela Canábis vai levar às ruas de Lisboa, já no próximo domingo, dia 2 de abril, o mote "Uma planta de todos, para todos!", numa marcha que reivindica o acesso universal à canábis e ao cânhamo em Portugal.

A concentração realiza-se no Largo de Camões, às 15h20, e arranca para a Assembleia da República, às 16h20, esperando "agregar centenas de pessoas de todo o país".

Em comunicado, a associação começa por explicar que "em Portugal já há milhares de pacientes, incluindo muitas crianças, que utilizam com sucesso óleos e outros derivados da canábis para ajudar no tratamento de patologias como a epilepsia, a dor crónica, a esclerose múltipla ou o cancro, entre outras".

Ainda assim, "apesar de o uso medicinal em Portugal já estar regulamentado desde 2018, a imensa maioria dos doentes continua sem acesso à canábis", acusa a Mães pela Canábis, cuja líder, Paula Mota, tem uma filha com Epilepsia Refractária.

"Paula representa dezenas de mães que se indignam com a inércia do governo em encontrar soluções para as famílias que estão nesta situação", lê-se no comunicado.

Nele, cita-se a líder do movimento: "Apesar de Portugal ser um dos maiores produtores de canábis do mundo, com mais de 30 empresas já licenciadas no país, não há opções para os nossos filhos nas farmácias, mas também não podemos cultivar por isso somos obrigados a recorrer ao mercado ilícito! Além disso, a maioria dos médicos ainda não está a prescrever e os currículos das Faculdades de Medicina não foram actualizados com o Sistema Endocanabinóide (vasta rede de sinais químicos e recetores celulares que interagem entre si no nosso cérebro e corpo)."

As Mães pela Canábis acusam ainda "a contínua criminalização das pessoas que cultivam em casa e que têm sido detidas e acusadas de tráfico de estupefacientes por terem apenas algumas plantas para consumo próprio".

"O Movimento Mães pela Canábis apela a todas as famílias, pacientes, cuidadores, agricultores, comerciantes de cânhamo e todos os utilizadores de canábis que se juntem em Lisboa e marchem juntos para mostrar ao Governo e ao país que o acesso a esta planta é um direito fundamental de todos", conclui ainda a associação na nota.

Leia Também: PJ detém três homens e desmantela quatro locais de produção de canábis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório