Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Centenas de pessoas exigem médico de família para Sepins, em Cantanhede

Cerca de duas centenas de pessoas concentraram-se hoje, em frente ao Centro de Saúde de Sepins, em Cantanhede, no distrito de Coimbra, por falta de médico de família.

Centenas de pessoas exigem médico de família para Sepins, em Cantanhede
Notícias ao Minuto

18:17 - 29/03/23 por Lusa

País Cantanhede

"Escutámos algumas pessoas e o grupo organizou-se para que se marcasse este encontro. Vamos exigir os direitos que temos", disse, hoje, aos jornalistas, Áurea Matias uma das organizadoras da manifestação.

A Extensão de Saúde de Sepins tem afetos cerca de 1.700 utentes, da União de Freguesias de Sepins e Bolho e de localidades próximas, como por exemplo, Ourentã e Lapa.

A Extensão de Saúde de Bolho tem sido a "mais complicada", já que os doentes têm "andado a saltitar Bolho -- Murtede - Sepins", por não terem médico de família.

O serviço de enfermagem desta extensão funciona apenas três vezes por semana.

A Extensão de Saúde de Sepins, desde julho de 2022, que apenas tem um médico duas vezes por semana, de manhã ou de tarde.

A este local vêm diferentes médicos, para consultas de diabetes, saúde materna e infantil, deixando os doentes sem todas as outras consultas.

"Vem um [médico] agora e outro depois, não consegue acompanhar a evolução das doenças e os problemas das pessoas", afirmou o presidente da União de Freguesias de Sepins e Bolho, Luís Arromba.

De acordo com o autarca, este problema tem vindo a agravar-se uma vez que se começou a "amontoar" o pedido de prescrição de medicamentos, assim como o atraso na análise de exames médicos.

"A situação chegou a um ponto crítico, de tal modo que há utentes com exames médicos realizados há mais de três meses, sem serem vistos por ninguém", frisou, Áurea Matias.

Durante a concentração foi dado nota de que, os utentes dispõem apenas de uma vaga para consulta de doentes agudos, no Centro de Saúde de Cantanhede, obrigando à sobrecarga dos serviços de urgência.

Áurea Matias referiu que a comissão de utentes teve conhecimento de que foram admitidos dois médicos de família afetos à sede em Cantanhede, deixando "a descoberto" a Extensão de Saúde de Sepins, a que tem mais utentes e com maior necessidade de cuidados de saúde, por ser maioritariamente envelhecida.

Além da falta de médicos, a Extensão de Saúde de Sepins não tem assistente operacional, a não ser no período pós-encerramento, para retirar o lixo e higienizar o espaço.

Já em Murtede, a situação é semelhante à de Sepins, com consultas pelo médico de família duas vezes por semana.

"Esta zona está completamente abandonada pelo Serviço Nacional de Saúde [SNS]", sublinhou.

A comissão frisou que a população tem só o serviço de urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Os cidadãos prometem continuar a manifestar-se, caso a situação não seja resolvida.

Leia Também: Detido em Cantanhede jovem com mandado de detenção europeu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório