Procurar

Rastreio inteligente ao glaucoma chega ao Centro Saúde de Sete Rios

Os utentes do Centro de Saúde de Sete Rios (Lisboa), entre os 55 e os 65 anos de idade, vão passar a ter acesso ao programa de rastreio, em segundos, ao glaucoma, foi hoje anunciado.

Rastreio inteligente ao glaucoma chega ao Centro Saúde de Sete Rios

© Sara Matos / Global Imagens

Lusa
29/03/2023 11:17 ‧ há 2 anos por Lusa

O programa de inteligência artificial capaz de rastrear e detetar o glaucoma, a principal causa da cegueira irreversível no mundo, começou a ser posto em prática em novembro no Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) e a partir de hoje estende-se ao Centro de Saúde de Sete Rios, do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Norte.

O Serviço de Oftalmologia do CHULN adianta em comunicado que estabeleceu um protocolo para alargar este serviço a centros de saúde da região de Lisboa.

Segundo a mesma informação, esta é a primeira vez que se realizam rastreios de glaucoma nos cuidados de saúde primários.

O CHULN estima que o número de utentes abrangidos seja de 30 mil pessoas.

"Em caso de rastreio positivo, os utentes receberão logo informação para marcação de uma consulta de glaucoma a realizar no espaço de duas a três semanas no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte", adianta o comunicado.

A nova forma de rastreio vem, através de uma fotografia tirada aos olhos, evitar a realização de um conjunto de sete exames com cerca de uma hora de duração, o que ajuda a poupar recursos e a acelerar o tratamento da doença.

Estima-se que em Portugal existam cerca de 400 mil pessoas com glaucoma, metade das quais por diagnosticar, de acordo com o CHULN.

Apesar de incurável, o glaucoma pode ser controlado de modo a prevenir a perda de visão, quando diagnosticado precocemente.

Leia Também: Lutador de boxe cego vai estrear-se contra oponente com visão total

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10