Desde 2004 foram assassinadas 356 mulheres pelos companheiros

No ano passado foram 37 as mulheres que foram mortas em contexto de violência doméstica. No entanto, se olharmos um pouco mais para trás, até 2004, vemos que desde esse ano até 2013 foram assassinadas 356 mulheres “por aqueles com quem um dia pensarem ser felizes”, lê-se no relatório do Observatório de Mulheres Assassinadas a que o Diário de Notícias teve acesso.

Notícia

©

Notícias ao Minuto
01/06/2014 08:33 ‧ 01/06/2014 por Notícias ao Minuto

País

Violência

“É uma realidade que a todos deve envergonhar”. É desta forma que a União de Mulheres Alternativa e Resposta, citado pelo Diário de Notícias, descreve o número de homicídios conjugais que se tem verificado nos últimos anos.

Entre 2004 e 2013 foram assassinadas, pelos atuais ou antigos companheiros, 356 mulheres. Só no ano passado morreram às mãos daqueles “com quem um dia pensaram ser felizes” 37 mulheres: baleadas, esfaqueadas, espancadas, asfixiadas, afogadas e até queimadas. Outras 36 foram alvo de tentativas de homicídio.

“Nós, no nosso trabalho, não temos a perceção que o fenómeno esteja a aumentar porque ele vai oscilando de ano para ano. Haverá, talvez, uma maior consciência de que o problema existe”, disse ao Diário de Notícias Elisabete Brasil, coordenadora do Observatório de Mulheres Assassinadas.

A responsável acrescentou ainda que “precisamos de trabalhar a prevenção da não violência e trabalhar a igualdade de género desde tenra idade”.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas