Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Envio de tanques? "Portugal apoia a Ucrânia na sua legítima defesa"

No dia em que a Ucrânia recebeu os primeiros Leopard 2 portugueses, o ministro dos Negócios Estrangeiros destacou que o apoio de Portugal é dado "nas quatro frentes: política, militar, financeira e humanitária".

Envio de tanques? "Portugal apoia a Ucrânia na sua legítima defesa"
Notícias ao Minuto

23:59 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

País Ministro dos Negócios Estrangeiros

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, reiterou, esta segunda-feira, que “Portugal apoia a Ucrânia na sua legítima defesa contra a invasão ilegal e injustificada da Rússia”.

Segundo afirmou o ministro, na rede social Twitter, o apoio português é dado “nas quatro frentes: política, militar, financeira e humanitária”. 

"Portugal apoia a Ucrânia na sua legítima defesa contra a invasão ilegal e injustificada da Rússia, nas quatro frentes: política, militar, financeira e humanitária. A Ucrânia pode continuar a contar com o apoio de Portugal", lê-se.

Gomes Cravinho reagia a uma publicação do Ministério da Defesa, que dava conta de que “já estão na Ucrânia os três carros de combate Leopard 2A6 doados por Portugal”. Segundo o ministério tutelado por Helena Carreiras, os tanques foram “entregues conforme definido” com os parceiros.

À Lusa, fonte do Ministério da Defesa explicou que os Leopard 2A6 foram entregues a Kyiv juntamente com os carros de combate alemães, depois de o chanceler alemão, Olaf Scholz, ter indicado que o país tinha entregado 18 tanques blindados Leopard.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou a 24 de fevereiro de 2022 com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 14 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Primeiros tanques Challenger britânicos chegaram a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório