Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Viagens de finalistas? GNR inicia amanhã operação 'Spring Break'

A operação vai decorrer em duas fases - uma mais voltada para a sensibilização, e outra composta por ações de fiscalização nas fronteiras terrestres do país.

Viagens de finalistas? GNR inicia amanhã operação 'Spring Break'
Notícias ao Minuto

07:28 - 27/03/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

Em antecipação às férias escolares do final do segundo período, que decorrem de 3 a 14 de abril e durante as quais se vão realizar as tradicionais viagens de finalistas, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, já a partir de amanhã, uma operação policial em todo o território nacional, até à próxima segunda-feira.

Segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, durante a operação vão ser realizadas várias ações de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso, na Guarda, de Caia, em Portalegre, e de Vila Real de Santo António, em Faro.

Em causa está uma iniciativa, intitulada 'Spring Break 2023', que surge para "prevenir a adoção de comportamentos de risco, por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em viagem de finalistas".

A operação vai decorrer em duas fases. Num primeiro momento, de amanhã a quinta-feira, serão desenvolvidas ações junto dos jovens dos 9.º e 12.º anos, tendo em vista "consciencializar e sensibilizar os estudantes para os comportamentos de risco associados ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares", esclarece ainda o comunicado. 

Num momento posterior, de 31 de março a 3 de abril, e em coordenação com a Guardia Civil espanhola, a GNR vai efetuar ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres, "no sentido de detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens".

Leia Também: GNR deteve 579 pessoas em flagrante e detetou 9.467 infrações numa semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório