Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Abusos na Igreja. Padre suspeito demite-se de escola em Lisboa

O padre era assistente religioso na Academia de Música de Santa Cecília há vários anos. O seu nome foi agora incluído na lista de alegados abusadores.

Abusos na Igreja. Padre suspeito demite-se de escola em Lisboa
Notícias ao Minuto

23:21 - 26/03/23 por Notícias ao Minuto

País Abusos na Igreja

Um dos quatro padres afastados pelo patriarcado de Lisboa, por suspeitas de abusos sexuais, demitiu-se das suas funções profissionais na Academia de Música de Santa Cecília, avançou, na noite deste domingo, a SIC Notícias.

Teodoro Dias de Sousa tomou a decisão por vontade própria após o seu nome ser integrado na lista de alegados abusadores.

A escola esclareceu, em comunicado citado pela SIC Notícias, que desconhece qualquer acusação ou indício, mas que aceitou o pedido de demissão para salvaguardar a imagem da instituição escolar.

Recorde-se que a Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis do Patriarcado de Lisboa deu a conhecer, no dia 10 de março, que recebeu uma lista de 24 nomes suspeitos de abusos sexuais, enviada pela Comissão Independente ao Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Destes 24 nomes, de acordo com a Diocese de Lisboa, cinco eram de sacerdotes que ainda estavam no ativo, dois eram de sacerdotes doentes e retirados, um era de um padre que desistiu do sacerdócio, oito eram de sacerdotes que já morreram, três de sacerdotes sem qualquer nomeação, um leigo e quatro de nomes desconhecidos.

Leia Também: Papa alarga lei sobre abusos sexuais aos líderes leigos de associações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório