Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Marcelo e Costa falam com portugueses no Luxemburgo sobre eleições locais

O Presidente da República e o primeiro-ministro reúnem-se hoje com os homólogos do Luxemburgo e com a comunidade portuguesa residente naquele país para apelar à participação nas eleições locais de 11 de junho.

Marcelo e Costa falam com portugueses no Luxemburgo sobre eleições locais
Notícias ao Minuto

06:34 - 26/03/23 por Lusa

País Luxemburgo

A visita ao Luxemburgo foi anunciada por ocasião do jogo entre as seleções nacionais de futebol dos dois países, de qualificação para o campeonato europeu de 2024, às 20h45 locais (19h45 em Lisboa), mas Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa decidiram aproveitar para apelar à participação portuguesa nas eleições locais.

"Vou ao Luxemburgo com o primeiro-ministro apelar à comunidade portuguesa a ver se vota, é um absurdo termos a comunidade mais forte no Luxemburgo [e uma parte não votar]. Pode ser decisiva, os políticos luxemburgueses todos pedem para que os portugueses se inscrevam e votem, têm agora um prolongamento até 17 de abril, vamos ver se os convencemos", referiu o chefe de Estado aos jornalistas, em Santo Domingo, na República Dominicana, à margem da Cimeira Ibero-Americana.

O Luxemburgo tem este ano duas eleições: as locais, a 11 de junho e cujo prazo para inscrição termina no dia 17 de abril, e as legislativas, no dia 08 de outubro.

Portugal é a maior comunidade estrangeira no Luxemburgo. Em 2021 havia mais de 93.000 portugueses a viver no país, correspondendo a 30% do total da população.

O encontro do Presidente da República e do primeiro-ministro com a comunidade portuguesa está previsto para as 18h00 locais (17h00 em Lisboa).

Contudo, a agenda do chefe de Estado começa às 17h00 locais (16h00 em Lisboa), com um encontro privado com o Grão-Duque do Luxemburgo, no Palácio Grão-Ducal.

Em simultâneo, o primeiro-ministro português reúne-se com o homólogo luxemburguês, Xavier Bettel.

Uma nota divulgada pelo gabinete de António Costa avança que o chefe do executivo vai abordar a "dimensão económica" com o primeiro-ministro luxemburguês e também a "importância da participação da comunidade portuguesa nas eleições autárquicas".

Leia Também: Governo? Marcelo elogia "energia" de Costa e diz por que falou em cansaço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório