Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo espalha sorrisos às crianças na chegada à cimeira nas Caraíbas

O Presidente da República está a participar na Cimeira Ibero-Americana, em Santo Domingo, na República Dominicana.

Notícias ao Minuto

19:29 - 25/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou o fato e a gravata de lado, este sábado, durante a sua participação na Cimeira Ibero-Americana, que está a ser realizada em Santo Domingo, na República Dominicana.

À chegada, Marcelo cumprimentou as crianças que se encontravam  à entrada com abraços e sorrisos.

De recordar que Marcelo Rebelo de Sousa chegou na quarta-feira à noite à capital da República Dominicana, onde na quinta-feira realizou uma visita oficial de um dia, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.

A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, no México. Os encontros de chefes de Estado e de Governo repetiram-se, com periodicidade anual, até 2014. Desde então, passaram a ser de dois em dois anos.

Em regra, Portugal tem sido representado nas cimeiras ibero-americanas conjuntamente pelos chefes de Estado e de Governo.

O primeiro-ministro e o Presidente da República estiveram juntos e estrearam-se ambos nestes encontros em outubro 2016, na cimeira de Cartagena das Índias, na Colômbia.

Em novembro 2018, Marcelo Rebelo de Sousa participou na 26.ª Cimeira Ibero-Americana, na cidade histórica de Antigua, na Guatemala.

Em abril de 2021, o Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram na 27.ª Cimeira Ibero-Americana, em Andorra-a-Velha, Andorra, marcada pela pandemia de covid-19.

Leia Também: Guerra na Ucrânia? É "global" e "uma viragem geopolítica no mundo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório