Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Marcelo e Costa reúnem-se com presidentes de Cuba e Costa Rica

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, tiveram hoje encontros com os presidentes da Costa Rica, Rodrigo Chaves, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel, à margem da Cimeira Ibero-Americana, em Santo Domingo.

Marcelo e Costa reúnem-se com presidentes de Cuba e Costa Rica
Notícias ao Minuto

18:14 - 25/03/23 por Lusa

País Santo Domingo

Na República Dominicana estão, além do Presidente da República e do primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André.

A cimeira constitui uma oportunidade para encontros bilaterais de alto nível. Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, António Costa teve também hoje conversas com os presidentes do Paraguai, da Bolívia, Honduras e Uruguai.

O Equador, que acolherá a próxima Cimeira Ibero-americana, o Chile e a Argentina são outros países com os quais as autoridades de Portugal têm previstos encontros hoje na capital da República Dominicana.

O primeiro-ministro chegou a Santo Domingo na sexta-feira à noite, vindo de Bruxelas, no avião do chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, quando já decorria a cerimónia de abertura da cimeira, a tempo apenas do jantar oficial.

"Renovamos nesta Cimeira Ibero-Americana o compromisso de Portugal com o espaço Ibero-Americano. Um compromisso firme para que trabalhemos juntos para sociedades mais justas, mais inclusivas, mais livres e mais sustentáveis", escreveu hoje António Costa no Twitter.

Esta mensagem é acompanhada por fotografias em que o primeiro-ministro e o Presidente da República aparecem lado a lado, sorridentes, na sala onde decorrem os trabalhos da cimeira, que termina hoje ao fim do dia.

Marcelo Rebelo de Sousa está desde quarta-feira à noite na capital da República Dominicana, onde na quinta-feira realizou uma visita oficial inédita, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

O português António Vitorino participa na 28.ª Cimeira Ibero-Americana na qualidade de diretor-geral da Organização Mundial para as Migrações (OIM), que tem estatuto de observador consultivo da Conferência Ibero-Americana.

O alto representante da União Europeia para a política externa, Josep Borrell, também participa nesta cimeira em Santo Domingo, que antecede a Cimeira União Europeia/Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (UE/CELAC) marcada para julho em Bruxelas, durante a presidência espanhola do Conselho da União Europeia.

Leia Também: Marcelo e Costa no Luxemburgo para apelarem ao voto da comunidade portuguesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório