Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Depois dos protestos de estudantes, Governo vinca "aumento dos apoios"

Nos últimos dias, os estudantes e os seus representantes têm-se queixado das dificuldades que os jovens passam para estudar em Portugal.

Depois dos protestos de estudantes, Governo vinca "aumento dos apoios"

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior respondeu aos apelos feitos nos últimos dias pelos estudantes, assinalando o Dia do Estudante com uma carta em que salientou o aumento dos apoios sociais promovidos pelos Governos para os alunos mais carenciados.

Na carta, divulgada em comunicado, Elvira Fortunato afirmou que o executivo "atribuiu mais de 87 milhões de euros aos alunos bolseiros, mais 19% comparativamente ao ano anterior", e que o "valor médio pago por estudante bolseiro cresceu 24% face ao ano anterior e 49% face a 2020/2021".

Os números avançados pela ministra surgem numa altura em que as associações de estudantes têm-se mostrado mais preocupadas com o aumento do custo de vida, especialmente no alojamento, obrigando estudantes deslocados a apertar o cinto para estudar.

Na quinta-feira, centenas de estudantes marcharam em Lisboa em protesto contra as várias barreiras económicas e sociais ao Ensino Superior, nomeadamente o valor das propinas e a crise na habitação; e, esta sexta-feira, a entrada para o Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, foi ocupada por uma demonstração com tendas vazias, que representavam as dificuldades que os estudantes sentem na procura de alojamento acessível.

O Ministério revelou que "estão atualmente 77 projetos do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior em fase de preparação, projetos ou empreitadas, num valor total de 246 milhões de euros em execução nesta data".

"Elvira Fortunato e Pedro Nuno Teixeira [o secretário de Estado do Ensino Superior] relembram que a sua prioridade é 'garantir as melhores condições de aprendizagem, de equidade e de bem-estar para aqueles que estão no centro da nossa missão: os estudantes'", acrescentou o comunicado, elencando o conjunto de medidas aprovadas pelo executivo para apoiar os estudantes universitários e dos politécnicos.

O Governo aponta ainda que "cerca de 73 mil estudantes receberam já, este ano letivo, uma bolsa de estudo no âmbito do ensino superior", e que "cada estudante bolseiro já recebeu, até ao momento, um financiamento no valor de 1.230 euros, o que representa um aumento de 24% face ao mesmo momento do ano letivo anterior (990€/estudante) e 49% face ao ano letivo 2020-2021 (828 €/estudante)".

Leia Também: Estudantes alertam para custo do alojamento "cada vez mais insuportável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório