Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Atenção aos relógios. A hora muda no domingo de madrugada

Às 01h00, teremos de adiantar os relógios em uma hora.

Atenção aos relógios. A hora muda no domingo de madrugada
Notícias ao Minuto

18:51 - 24/03/23 por Notícias ao Minuto

País Mudança de hora

Quer esteja a contar sair no sábado para aproveitar o fim de semana, quer prefira aproveitar a chegada do domingo para descansar, não se pode esquecer que terá menos uma hora para usufruir.

Este domingo de madrugada, a hora vai adiantar das 01h00 para as 02h00, em Portugal Continental e na Madeira, e da meia-noite para as 01h00 na região autónoma dos Açores.

A hora volta a atrasar no dia 29 de outubro deste ano, quando passarmos do regime de verão para o regime de inverno.

O processo é levado a cabo por vários países europeus mas, em 2018, houve uma tentativa da União Europeia de avaliar o fim da mudança horária.

Ora, após um inquérito favorável e de tanto a Comissão como o Parlamento Europeu terem aprovado a proposta, o Conselho da União Europeia não deu uma posição favorável e os europeus terão mesmo de continuar a acertar os ponteiros.

No caso de Portugal, na altura e em 2019, o primeiro-ministro mostrou-se favorável a continuar com a mudança bianual, seguindo a recomendação  considerando que "as pessoas estão satisfeitas com a solução" e que "não faz sentido" fazer uma alteração ao sistema horário português.

"Um dos defeitos da União Europeia é, às vezes, querer-se pôr a abrir discussões que são absolutamente desnecessárias a não ser para consumir energia, e muitas vezes é este tipo de coisas que acabam por irritar os cidadãos contra a União Europeia. E de facto, acho que a União Europeia devia ser mais seletiva naquilo em que se deve empenhar e deixar os diferentes Estados entenderem-se naquilo que não é essencial, até de uma posição comum na Europa", disse António Costa, em 2019, numa entrevista ao Dinheiro Vivo e TSF.

Leia Também: Não se esqueça! Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório