Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Estudantes alertam para custo do alojamento "cada vez mais insuportável"

Os custos de alojamento estão a tornar-se cada vez mais insuportáveis para os estudantes, alertou hoje um representante estudantil do Técnico, que denuncia condições, por vezes, indignas a que os universitários se sujeitam para estudar em Lisboa.

Estudantes alertam para custo do alojamento "cada vez mais insuportável"
Notícias ao Minuto

13:06 - 24/03/23 por Lusa

País Estudantes

No Dia Nacional do Estudante, que se assina hoje, a entrada para o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa foi ocupada por dezenas de tendas vazias que representam, cada uma, as condições precárias de habitação a que milhares de estudantes estão sujeitos.

"É um dos maiores flagelos do ensino superior", disse à Lusa o presidente da Associação de Estudantes do IST que quis destacar, de entre as diferentes dificuldades enfrentadas, o problema do alojamento estudantil.

Sublinhando o contexto específico da capital, Bernardo Santos relata que muitos colegas pagam mais de 400 euros por um quarto ou mais de 750 euros por um estúdio sem qualquer mobília. Quase como uma tenda.

De acordo com o representante estudantil, apenas 8% dos estudantes deslocados da Universidade de Lisboa tiveram acesso a cama numa residência estudantil. Os restantes "tiveram de se sujeitar a arrendamento completamente desregulado e a condições muitas vezes indignas para poder frequentar o ensino superior".

Mas no atual contexto de aumento da inflação e, sobretudo, do custo da habitação, muitos alunos que se aproximam mas não cumprem o limiar de elegibilidade para bolsas de estudo, acabam por desistir porque "não têm sustentabilidade financeira para conseguirem permanecer no ensino superior".

"O arrendamento está cada vez mais insuportável", alertou Bernardo Santos, acrescentando que o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, apesar de representar "uma grande conquista", é insuficiente.

"O ensino superior não pode esperar que haja sucessivos adiamentos deste plano que é crucial para a possibilidade de estudantes frequentarem o ensino superior", sublinhou, recordando que a meta mais recente do Governo é duplicar a oferta de camas até 2026, mas inicialmente havia o compromisso de criar 12 mil camas entre 2019 e 2022.

"Elogiamos a existência deste plano, mas o seu não cumprimento é mais um motivo para nos pronunciarmos", referiu Bernardo Santos, lamentando que os estudantes sejam "reiteradamente desvalorizados".

Essa desvalorização, acrescentou, está também refletida no plano "Mais Habitação" anunciado pelo Governo, em que o representante dos estudantes nota a ausência de medidas que protejam os jovens.

Leia Também: Políticos defendem fim gradual de propinas e assinam manifesto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório