Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Equipas hospitalares serão reforçadas durante as Jornadas da Juventude

O ministro da Saúde revelou hoje que haverá um reforço das equipas hospitalares durante as Jornadas Mundiais da Juventude, que vão acontecer no início de agosto.

Equipas hospitalares serão reforçadas durante as Jornadas da Juventude
Notícias ao Minuto

22:20 - 23/03/23 por Lusa

País Ministro da Saúde

"Estamos a preparar as jornadas de forma global, mas esta será mais uma tarefa para o Serviço Nacional de Saúde", disse aos jornalistas Manuel Pizarro, à margem do SNS Summit, que decorreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O INEM irá montar hospitais de campanha nas zonas onde se realizam os eventos das JMJ e os hospitais estarão "preparados numa segunda linha para um aumento de fluxo", acrescentou, explicando que "as equipas serão reforçadas".

O ministro lembrou que a maioria dos visitantes esperados são jovem e, por isso, são um grupo etário que habitualmente "causa menos preocupações em matéria de urgências".

À margem do SNS Summit, Manuel Pizzaro foi também questionado sobre a possível continuidade do modelo rotativo de funcionamento que está em vigor nas Maternidades, que começou a ser testado no fim de semana do natal e foi alargado ao primeiro trimestre do ano.

Aos jornalistas, o ministro disse estar ainda a aguardar as conclusões da avaliação feita pela Direção Executiva do SNS, lembrando que as conclusões poderão não corresponder "sempre à resposta mais próxima, mas será sempre a resposta que garante qualidade e segurança".

Questionado sobre a data de abertura do heliporto do Hospital de São João, que está em fase final de construção, o ministro disse esperar que seja ainda "este ano", mas defendeu que o mais importante é que comece a funcionar apenas quando estiverem garantidas todas as condições de segurança.

Quanto à decisão sobre a localização do novo Hospital do Oeste, que deveria ser conhecida até ao final do mês, Manuel Pizarro disse que será conhecida "nas próximas semanas".

O ministro lembrou que as pessoas "aguardaram há mais de uma década e meia" e por isso, agora, mais vale esperar "algumas semanas" pela decisão da equipa que está a analisar todo o processo.

Leia Também: JMJ. Equipas do INEM "tecnicamente" mais preparadas para socorrer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório