Marcelo agradece ao "amigo" Luis Abinader pela "cooperação bilateral"
O Presidente da República encontrou-se com o seu homólogo dominicano na primeira visita oficial ao país.

© ERIKA SANTELICES/afp/AFP via Getty Images
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou, esta quinta-feira, a “cooperação bilateral” entre a República Dominicana e Portugal. Em conferência de imprensa, naquela que foi a sua primeira visita ao país caribenho, o chefe de Estado agradeceu ainda ao “amigo” Luis Abinader, presidente dominicano, pelo convite.
“Falamos de tecnologia. Os acordos hoje aqui firmados vão permitir rapidamente o aumento da cooperação bilateral entre a República Dominicana e Portugal. O presidente Abinader é assim que pensa: quer resultados rápidos e efetivos. É assim que eu penso. É assim que os governo dominicano e português pensam”, referiu em conferência de imprensa, após o encontro com o homólogo dominicano.
Dirigindo-se em espanhol ao “amigo Abinader”, Marcelo agradeceu o convite para a visita, que antecede a participação na 28.ª Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo, na sexta-feira e no sábado.
A cimeira, na ótica do Presidente da República, além de “importante para a América Latina”, é também “importante para a situação internacional”.
Agradeceu ainda pela “cooperação bilateral aprofundada em vários domínios - na ciência, tecnologia, economia, turismo, desporto, administração, diplomacia, educação e inovação” e destacou “a primeira visita oficial de um presidente dominicano a Portugal”, que irá decorrer em novembro.
“Muito obrigado ao meu amigo Abinader e ao nosso amigo, o povo dominicano”, finalizou.
O chefe de Estado chegou na quarta-feira à noite a Santo Domingo, em voo comercial, após escala em Madrid, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.
Leia Também: Marcelo faz hoje visita oficial de um dia à República Dominicana
Comentários
Regras de conduta dos comentários