Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo convida homólogo dominicano para visitar Portugal na Web Summit

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje ter convidado o Presidente dominicano, Luis Abinader, para visitar Portugal por altura da Web Summit e afirmou esperar um reforço da cooperação bilateral no setor digital.

Marcelo convida homólogo dominicano para visitar Portugal na Web Summit
Notícias ao Minuto

17:48 - 23/03/23 por Lusa

País Luis Abinader

Marcelo Rebelo de Sousa falava em Santo Domingo, no Palácio Nacional, após um encontro com o seu homólogo dominicano, Luis Abinader, no início da sua visita oficial de um dia à República Dominicana, que assinalou ser a primeira de um Presidente português.

"Convidei o Presidente Abinader a ir a Lisboa ainda este ano, provavelmente na altura da Web Summit, da cimeira digital que se realiza em novembro. Queremos tê-lo connosco. Queremos ter a República Dominicana mais forte connosco na revolução digital", declarou.

Com Luis Abinader ao seu lado, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que esta "é a primeira visita de um Presidente português à República Dominicana" e acrescentou que também "a sua visita em novembro será a primeira visita de um Presidente dominicano a Portugal".

O chefe de Estado português considerou que "os acordos hoje firmados vão permitir rapidamente o aumento da cooperação bilateral entre a República Dominicana e Portugal".

"O Presidente Abinader é assim que pensa, quer resultados rápidos e efetivos. É assim que eu penso, é assim que os governos dominicanos e português pensam: chegar a resultados rápidos e efetivos", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa referia-se ao acordo-quadro de cooperação entre os dois países e a um memorando de entendimento sobre ensino superior e inteligência artificial assinados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, e pelo ministro das Relações Exteriores dominicano, Roberto Álvarez.

Antes das declarações à comunicação social, sem direito a perguntas, os chefes de Estado português e dominicano trocaram condecorações.

Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Luis Abinader a Grande Colar Ordem do Infante D. Henrique e foi condecorado pelo seu homólogo com a Grã-Cruz Placa de Ouro da Ordem do Mérito de Duarte, Sánchez e Mella.

Segundo o chefe de Estado português, na agenda do encontro bilateral de hoje estiveram assuntos como as energias renováveis, a desburocratização, a cooperação administrativa e diplomática e também económica, turística e portuária, a ciência e a tecnologia, a educação e a inovação.

Esta visita oficial antecede a 28.ª Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo terá lugar entre sexta-feira e sábado, em Santo Domingo, sob o lema "Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável", e na qual Portugal estará representado pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro, António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa saudou Luis Abinader por esta cimeira que, disse, "representa também o peso da República Dominicana no mundo ibero-americano".

Por sua vez, o Presidente dominicano assinalou "a influência que, pela sua História, tem a República de Portugal ao redor de todo o mundo" e referiu-se ao chefe de Estado português como "um grande líder para o seu país" e "uma voz muito escutada a nível europeu e a nível também mundial".

"Uma grande pessoa e uma voz respeitada, repito não só na Europa mas em todo o mundo pela sua defesa da democracia, pela sua defesa dos direitos humanos, pela sua vanguarda no desenvolvimento tecnológico e no desenvolvimento económico e social", acrescentou, atribuindo méritos a Marcelo Rebelo de Sousa pelos "resultados do seu Governo".

Luis Abinader elogiou em particular o desempenho de Portugal nas energias renováveis e nos oceanos.

"Recebemos no ano passado mais de 60 mil turistas portugueses no nosso país e queremos aumentar", afirmou.

A visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa termina hoje com um encontro com portugueses residentes na República Dominicana e representantes de empresas nacionais com presença neste país das Caraíbas, antiga colónia espanhola.

[Notícia atualizada às 19h16]

Leia Também: Marcelo faz hoje visita oficial de um dia à República Dominicana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório