Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Impala. Após detenções, funcionários sem acesso a computador ou edifício

O dono, Jacques Rodrigues, de 83 anos, foi detido esta manhã e os funcionários receberam apenas dois e-mails a informar sobre o edifício e os computadores.

Impala. Após detenções, funcionários sem acesso a computador ou edifício
Notícias ao Minuto

16:15 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

País Grupo Impala

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quinta-feira, quatro pessoas, no âmbito da Operação Última Edição, que visou a execução de trinta e dois mandados de busca. Um dos detidos é Jacques Rodrigues, de 83 anos, o dono do grupo Impala - detentor de títulos como 'Nova Gente', 'Maria', 'VIP' ou 'Tv 7 Dias'.

Em causa estão suspeitas de atividades criminosas fortemente indiciadoras da prática dos "crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, insolvência dolosa agravada, burla qualificada e falsificação ou contrafação de documentos", lê-se em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Segundo a CNN, os outros detidos são um advogado, um revisor oficial de contas e o filho de Jacques Rodrigues - com o mesmo nome do pai. 

Os trabalhadores, a maioria em teletrabalho desde a pandemia de Covid-19, foram apanhados desprevenidos, tomando conhecimento dos factos pelas notícias. 

Segundo apurou o Notícias ao Minuto, as buscas da Polícia Judiciária na sede do grupo Impala, que decorreram esta manhã, levaram os recursos humanos da empresa a enviar um e-mail aos trabalhadores dizendo apenas que "o acesso ao edifício" se encontrava "encerrado".

A recolha da prova documental e digital feita pelas autoridades levou ainda ao corte da VPN, a meio da manhã, impedindo os funcionários de trabalhar. 

Desta feita, novo e-mail, a informar que o acesso aos computadores estaria vedado. Devido ao corte da VPN, a maioria dos funcionários já nem recebeu este e-mail. 

Recorde-se que em causa estarão esquemas que envolviam a adulteração de elementos contabilísticos das várias empresas que detém - o dinheiro ocultado e dissipado por forma a não pagar dívidas que tinha, relacionados com os salários dos funcionários. As dívidas de Jacques Rodrigues, que já tinha declarado insolvência a nível pessoal, são conhecidas já há muitos anos. De acordo com a nota da PJ, "estão reconhecidos créditos no valor de 100 milhões de euros".

A ação policial desenvolveu-se em Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras, Amadora, Santo Tirso, Porto, Matosinhos e Funchal. Durante a operação policial foram detidas quatro pessoas, "fora de flagrante delito".

Jacques Rodrigues vai ser presente a um juiz no Tribunal de Instrução Criminal de Sintra, para realização do primeiro interrogatório judicial, arriscando ficar a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva. 

No âmbito desta operação policial foram emitidos 32 mandados de busca, nomeadamente, oito buscas domiciliárias e vinte e quatro buscas não domiciliárias. Foram ainda constituídos dez arguidos.

Leia Também: PJ detém dono do grupo Impala em megaoperação contra corrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório