Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

CGTP acusa UGT e patrões de cumplicidade com o Governo

O secretário-geral da CGTP acusou hoje o Governo de pautar a sua intervenção "pela má-fé e pela mentira" e alertou para a ofensiva que visa destruir a contratação coletiva com a cumplicidade dos patrões e da UGT.

CGTP acusa UGT e patrões de cumplicidade com o Governo
Notícias ao Minuto

13:06 - 30/05/14 por Lusa

País Arménio Carlos

"O Governo continua a pautar a sua intervenção pela má-fé, pela mentira e pela omissão. Temos um documento em nossa posse que confirma que o Governo, ontem [quinta-feira], em Conselho de Ministros, esteve a preparar uma proposta de lei para rever a contratação coletiva com vista à sua destruição", afirmou Arménio Carlos.

O líder da CGTP falava aos jornalistas em Castelo Branco, onde se deslocou no âmbito da semana de luta pelo aumento do salário mínimo nacional e defesa da contratação coletiva de trabalho.

Arménio Carlos explicou que o documento que o Governo preparou na quinta-feira em Conselho de Ministros "foi enviado a todos os parceiros sociais, com exceção da CGTP", e acusou ainda o Governo de "ter falado de tudo menos dessa matéria".

"Portanto, o alerta que queremos deixar aos trabalhadores é de que está em marcha uma monumental ofensiva para destruir a contratação coletiva, com a cumplicidade das confederações patronais e da UGT", sublinhou.

O sindicalista referiu ainda que o Governo, neste momento concertado com as confederações patronais, "está a tentar bloquear e a boicotar a solução do salário mínimo nacional (SMN)".

"Nós reclamamos o aumento [do SMN] para 515 euros a partir do dia 01 de junho, e o Governo veio ontem querer envolver um pacote que, na prática, se fosse concretizado, deixaria nas mãos dos patrões a possibilidade de determinar a cada momento o aumento do SMN, de acordo com a competitividade e a produtividade", adiantou.

Neste sentido, Arménio Carlos afirmou: "Estamos perante uma enorme vigarice" que a CGTP, não vai deixar passar.

"Já ontem assumimos perante o ministro [da Solidariedade, Emprego e Segurança Social] que isto é uma farsa e que a CGTP não pactua com farsas. Também estamos convictos de que os trabalhadores irão concretizar os seus objetivos, ou seja, forçar o aumento dos salários e do SMN", referiu o sindicalista.

O líder da CGTP mostrou-se também confiante de que hoje à tarde, o Tribunal Constitucional (TC) "se pronuncie vetando mais uma vez aquela lei inconstitucional que considerou que os trabalhadores da Administração Pública com salários a partir de 675 euros já eram ricos, pelo que tinham de ser penalizados com mais um corte".

"Esperamos que o TC dê uma resposta à altura daquilo que o Governo precisa, ou seja, chumbando os cortes nos salários a partir dos 675 euros", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório