Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

PJ detém dono do grupo Impala em megaoperação contra corrupção

Em causa estão crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, insolvência dolosa agravada, burla qualificada e falsificação ou contrafação de documentos.

PJ detém dono do grupo Impala em megaoperação contra corrupção
Notícias ao Minuto

10:19 - 23/03/23 por Notícias ao Minuto

País Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta quinta-feira, quatro pessoas, no âmbito da Operação Última Edição, que visou a execução de trinta e dois mandados de busca. De acordo com a CNN, uma dos detidos é Jacques Rodrigues, o dono do grupo Impala - detentor de títulos como 'Nova Gente', 'Maria', 'VIP' ou 'Tv 7 Dias'.

Ainda segundo a CNN, os outros detidos são um advogado, um revisor oficial de contas e o filho de Jaccques Rodrigues, de 83 anos.

"A operação em apreço visou a recolha de elementos probatórios complementares e relacionados com suspeitas de atividades criminosas fortemente indiciadoras da prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, insolvência dolosa agravada, burla qualificada e falsificação ou contrafação de documentos", lê-se em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Em causa estariam esquemas que envolviam a adulteração de elementos contabilísticos das várias empresas que detém. O dinheiro ocultado e dissipado por forma a não pagar dívidas que tinha, relacionados com os salários dos funcionários. As dívidas de Jacques Rodrigues, que já tinha declarado insolvência a nível pessoal, são conhecidas já há muitos anos. De acordo com a nota da PJ, "estão reconhecdios créditos no valor de 100 milhões de euros".

A ação policial desenvolveu-se em Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras, Amadora, Santo Tirso, Porto, Matosinhos e Funchal. Durante a operação policial foram detidas quatro pessoas, "fora de flagrante delito".

Jacques Rodrigues vai ser presente a um juiz no Tribunal de Instrução Criminal de Sintra, para realização do primeiro interrogatório judicial, arriscando ficar a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva. 

No âmbito desta operação policial foram emitidos 32 mandados de busca, nomeadamente, oito buscas domiciliárias e vinte e quatro buscas não domiciliárias. no âmbito desta operação foram constituídos dez arguidos.

[Notícia atualizada às 10h53 ]

Leia Também: PJ detém suspeito de esfaquear homem de 41 anos na Aldeia do Meco 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório