Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Preços dos transportes? Acompanham "tendência inflacionista"

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou hoje que o aumento dos preços nos transportes públicos acompanha a "tendência inflacionista" e reiterou a intenção de criar um passe social o "mais depressa possível".

Preços dos transportes? Acompanham "tendência inflacionista"
Notícias ao Minuto

13:42 - 22/03/23 por Lusa

País José Manuel Bolieiro

"Os preços têm correspondido a [um aumento de] não mais de 5% e acompanham a inflação. Portanto, faz parte daquilo que é a economia e a tendência inflacionista. Mas o nosso compromisso foi de trabalhar, e estamos a fazê-lo em negociações com os operadores, para ter no passe social um controlo do preço", afirmou o líder regional.

Bolieiro respondia aos jornalistas à margem de uma cerimónia para assinalar o Dia Mundial da Água, nas Sete Cidades, em Ponta Delgada.

Na terça-feira, o BE/Açores considerou "inadmissível" o aumento de preço dos transportes públicos nos Açores e exigiu que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) reverta a decisão.

De acordo com o BE/Açores, o aumento "é incoerente e contrasta totalmente com as declarações do presidente do Governo dos Açores, que, no dia 13 de janeiro, anunciou que o executivo iria atribuir apoios aos transportes coletivos e criar um passe social 'para que os transportes públicos não descontrolem preços'".

Hoje, Bolieiro rejeitou que o passe social anunciado pelo executivo "não tenha saído da gaveta", destacando que a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, está a "trabalhar com os operadores" para a sua implementação.

"Não ter saído da gaveta não é a melhor expressão. Estamos a trabalhar. A senhora secretária regional da Mobilidade está a trabalhar com os operadores e concessionários a forma de criamos um passe social que não encareça o preço", vincou.

Questionado sobre as previsões para a entrada em vigor do passe social, o chefe do Governo dos Açores respondeu que pretende que seja o "mais depressa possível".

"Vamos fazer o mais depressa possível. Há uma parte que também depende dos operadores quanto à burocracia. O nosso objetivo é que a senhora secretária regional possa já apresentar no próximo Conselho de Governo no final deste mês o evoluir das conversações", afirmou.

Já sobre o aumento dos preços dos transportes públicos, Bolieiro disse tratarem-se de "aumentos no quadro daquilo que é a inflação".

"Faz parte da natureza", assinalou.

O BE/Açores recordou ainda que antes, em setembro de 2022, o secretário regional das Finanças também já tinha afirmado publicamente que os transportes coletivos nos Açores não iam aumentar.

Hoje, o PAN/Açores manifestou-se indignado com o aumento de preço dos transportes públicos nos Açores, alegando que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) tomou a decisão "sem anunciar a medida de forma pública".

Leia Também: Governo nos Açores? Bolieiro acredita que o "bom senso vai prevalecer"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório