Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo e Costa na 28.ª Cimeira Ibero-Americana entre 6.ª-feira e sábado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, vão participar na 28.ª Cimeira Ibero-Americana, na República Dominicana, entre sexta-feira e sábado.

Marcelo e Costa na 28.ª Cimeira Ibero-Americana entre 6.ª-feira e sábado
Notícias ao Minuto

07:42 - 22/03/23 por Lusa

País República Dominicana

A 28.ª Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo terá lugar na capital da República Dominicana, Santo Domingo, sob o lema "Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável".

Esta será a primeira cimeira com formato totalmente presencial desde o início da pandemia de covid-19, que levou a que o anterior destes encontros, previsto para 2020, em Andorra, se realizasse apenas em 2021, com formato híbrido.

O ato inaugural da cimeira de alto nível em Santo Domingo será na sexta-feira. As sessões com intervenções dos chefes de Estado e de Governo, em que discursarão Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, serão no sábado.

Na República Dominicana, o Presidente da República e o primeiro-ministro estarão acompanhados pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

No dia anterior à cimeira, quinta-feira, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa fará uma visita oficial de um dia, à República Dominicana, durante a qual será recebido pelo seu homólogo dominicano, Luis Abinader, e fará uma intervenção no Congresso Nacional.

Em regra, Portugal tem sido representado nas cimeiras ibero-americanas conjuntamente pelos chefes de Estado e de Governo.

O primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram juntos e estrearam-se ambos nestes encontros em outubro 2016, na cimeira de Cartagena das Índias, na Colômbia.

Em novembro 2018, Marcelo Rebelo de Sousa participou na 26.ª Cimeira Ibero-Americana, na cidade histórica de Antigua, na Guatemala.

Em abril de 2021, o Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram na 27.ª Cimeira Ibero-Americana, em Andorra-a-Velha, Andorra, marcada pela pandemia de covid-19.

A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana.

A primeira cimeira desta comunidade realizou-se em 1991, em Guadalajara, no México. Os encontros de chefes de Estado e de Governo repetiram-se, com periodicidade anual, até 2014. Desde então, passaram a ser de dois em dois anos.

Leia Também: Marcelo viaja hoje para a República Dominicana onde fará visita oficial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório