Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Utente esperou 3 horas nas Urgências do Beatriz Ângelo após AVC

Entidade Reguladora da Saúde concluiu que a "conduta do Hospital de Loures, E.P.E." não se revelou "suficiente" à cautela dos direitos e interesses legítimos do utente.

Utente esperou 3 horas nas Urgências do Beatriz Ângelo após AVC
Notícias ao Minuto

16:53 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

País ERS

Um homem teve de esperar pelo menos três horas no Serviço de Urgência do Hospital de Loures, E.P.E. - Hospital Beatriz Ângelo, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com uma reclamação dada a conhecer pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), esta segunda-feira.

Segundo as deliberações emitidas no 4.º trimestre do ano passado, hoje divulgadas, em causa estão duas reclamações apresentadas contra o Beatriz Ângelo, que dizem respeito a duas situações vivenciadas por familiares da queixosa, identificada como J.F., em junho de 2021.

"Primeiramente, a reclamante refere-se ao facto do seu pai, o utente A.F., ter sido encaminhado, no dia 4 de junho de 2021, para o serviço de urgências (SU) do estabelecimento visado, devido a um AVC, contudo, alega a reclamante que o tempo de espera para observação médica foi excessivo, atenta a situação clínica do utente, que teve de esperar, pelo menos, 3 horas no SU", lê-se.

Noutra situação, a reclamante "refere-se ao facto da sua mãe, a utente N.F., ter-se dirigido ao SU do estabelecimento visado, ter sido triada com pulseira amarela, mas, após cerca de 3 horas de espera, ainda não ter sido observada por nenhum médico".

Segundo a ERS, o Hospital Beatriz Ângelo "não refutou as alegações da reclamante, tendo, pelo contrário, referido que '[...] o tempo de espera para atendimento no Serviço de Urgência ultrapassa, por vezes, aquele que se encontra preconizado pelo Protocolo de Manchester para a prioridade clínica que lhe é atribuída na triagem. [...]'.

Na deliberação, datada de 3 de novembro de 2022, a ERS concluiu que a "conduta do Hospital de Loures, E.P.E., relativamente à situação concreta dos utentes A.F. e N.F. não se revelou suficiente à cautela dos seus direitos e interesses legítimos".

No que respeita" aos dois atendimentos do utente A.F., ainda que não resulte patente o incumprimento dos tempos de atendimento preconizados, é certo que tal aferição resulta em muito prejudicada pela falta de rigor e fiabilidade dos registos clínicos dos cuidados de saúde prestados, os quais devem reproduzir a real situação do utente, bem como os cuidados efetivamente prestados, o que no caso concreto não se verificou".

Desta forma, a ERS emitiu uma instrução ao Hospital de Loures, E.P.E., no sentido de "garantir em permanência que na prestação de cuidados de saúde, em contexto de Serviço de Urgência, sejam respeitados os direitos e interesses legítimos dos utentes, nomeadamente, o direito aos cuidados adequados e tecnicamente mais corretos, que devem ser prestados humanamente e com respeito pelo utente".

Além disso, o hospital deve "adotar os procedimentos internos necessários para garantir que os cuidados de saúde" descritos anteriormente "são prestados aos utentes com qualidade, celeridade, prontidão, não os sujeitando a períodos de espera excessivamente longos".

Deve ainda ser assegurada "a existência de procedimentos que garantam que os registos clínicos dos utentes sejam fiáveis e reproduzam a real situação clínica, bem como os cuidados efetivamente prestados, aos utentes, garantindo no que ao SU respeita o registo da hora da triagem e da primeira observação médica, bem como informação sobre a hora e destino da alta".

Por último, o hospital deve "garantir em permanência, através da emissão e divulgação de ordens e orientações claras e precisas, que os referidos procedimentos sejam corretamente seguidos e respeitados por todos os seus trabalhadores e/ou prestadores de serviços".

Leia Também: Saúde. ERS determina à Câmara de Pombal que respeite direito à informação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório