Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Costa sobre Nabeiro: "Era um homem encantador e um grande socialista"

As declarações são feitas antes do funeral do empresário, que morreu no domingo, aos 91 anos.

Costa sobre Nabeiro: "Era um homem encantador e um grande socialista"
Notícias ao Minuto

11:45 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

País Rui Nabeiro

O primeiro-ministro, António Costa, teceu algumas considerações à margem do funeral de Rui Nabeiro, que se realiza esta terça-feira, em Campo Maior.

O chefe de Governo lembrou Rui Nabeiro como um homem com "uma enorme preocupação na relação que tinha com aqueles que trabalhavam no grupo Delta". Sublinhou ainda esta atenção, lembrando que, durante uma visita ao local, em que estava acompanhado pelo empresário, reparou que sabia "o nome de cada um" dos funcionários.

"Tinha a preocupação sobre as famílias e como ia a escola dos filhos", disse ainda, em declarações aos jornalistas.

"Era um homem encantador e, não posso deixar de sublinhar isto, um grande socialista. Um grande militante do Partido Socialista", afirmou António Costa, relembrando que Nabeiro foi presidente de Câmara por duas vezes e que "não houve campanha eleitoral em que não estivesse presente".

Questionado sobre se se orgulhava de Rui Nabeiro ter feito parte do PS, Costa foi assertivo: "Na história do PS, e acho que na história do empresariado e na de Portugal. É preciso ter em conta que é muito difícil fazer uma grande empresa num país como Portugal, com uma dimensão internacional - e ainda mais fazendo-o aqui na raia", referiu, atentando que Campo Maior era um local muito importante que, para além de estar presente no café, também marcava presença no vinho ou no azeite.

De regresso ao 'pai da Delta', o primeiro-ministro apontou ainda que, mesmo no estrangeiro, tenta sempre encontrar um café Delta. "Naqueles oito meses que vivi em Bruxelas, uma das coisas que me reconfortava muito era que tinha ao pé de minha casa um cafézinho, que tinha café Delta", atirou.

Costa sublinhou ainda que Nabeiro era um homem de extraordinário "consenso", e falou de quando Campo Maior e Lisboa ficaram 'ligadas' pela autoestrada, notando que agora poderia chegar mais rapidamente à capital portuguesa. Ao que Nabeiro terá respondido: "Não. Não vou na autoestrada. Vou sempre pela estrada porque aproveito para visitar os meus clientes", contou Costa, elogiando a capacidade que o empresário tinha para perceber como era "fundamental manter a relação com os clientes".

"O Comendador Nabeiro é, de facto, irrepetível", rematou.

[Notícia atualizada às 12h07]

Leia Também: SIC homenageia Rui Nabeiro com vídeo emocionante: "Até sempre"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório