Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Marinha tem nove principais meios de combate. Só três estão operacionais

Em caso de guerra, estão apenas disponíveis uma corveta e duas fragatas.

Marinha tem nove principais meios de combate. Só três estão operacionais
Notícias ao Minuto

22:57 - 20/03/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha

Apenas três dos principais nove meios de combate da Marinha portuguesa - fragatas, corvetas e submarinos - estão operacionais. A informação foi avançada pela TVI/CNN Portugal, que acrescentou que “apenas nas lanchas e navios patrulha a maioria dos meios” se encontra disponível.

Segundo dados obtidos pela estação de Queluz de Baixo, só uma das duas corvetas - construídas em 1970 - está operacional.

Já no que diz respeito às fragatas, existem cinco, mas apenas duas estão disponíveis. No caso dos submarinos, nenhum está disponível.

Dos 33 navios da Marinha, sete são hidrográficos ou veleiros e, por isso, não são considerados em efeitos de guerra. Existem 17 navios patrulhas, patrulhas oceânicos e lanchas, sendo que onze estão disponíveis em caso de necessidade num prazo máximo de cinco dias.

No entanto, um dos patrulhas oceânicos é o NRP (Navio da República Portuguesa) Mondego, ‘protagonista’ do caso de 13 militares que se recusaram a embarcar, no início do mês, por razões de segurança.

De acordo com as contas da TVI, a Marinha precisa de um orçamento de mais 30 milhões por ano do que aquele que tem recebido do Governo para melhorar os meios.

Leia Também: Marinha nega acusações de eliminação de provas no navio Mondego

Recomendados para si

;
Campo obrigatório