Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Realizados 2 mil transplantes de medula, com 90% de sucesso

O Serviço de Transplantação de Medula Óssea (STMO) do Instituto Português de Oncologia do Porto completou este mês "dois mil transplantes", com uma taxa de sucesso que ronda os 90%, disse hoje à Lusa o diretor daquele serviço.

Realizados 2 mil transplantes de medula, com 90% de sucesso
Notícias ao Minuto

14:13 - 29/05/14 por Lusa

País IPO

"A taxa de sucesso é excelente, temos os nossos resultados equiparados às melhores unidades europeias e americanas e pertencemos a organizações internacionais de referência na área da transplantação hematopoiética a nível europeu e americano. E estamos a concluir o processo de certificação internacional. Seremos a única unidade portuguesa certificada internacionalmente", congratulou-se António Campos.

Este serviço, inaugurado a 12 de outubro de 1988, é reconhecido como "um dos melhores serviços de transplantação de medula óssea a nível internacional", posicionando-se no 35.º lugar num 'ranking' mundial composto por 600 unidades, e "o melhor a nível nacional", efetuando de forma consolidada, "mais de 150 procedimentos por ano", referiu.

Segundo o responsável, o STMO do IPO-Porto é responsável por cerca de "50% dos alotransplantes feitos em Portugal", ou seja transplantes em que dador e recetor são distintos.

Salientou, ainda, que 25% dos transplantes são realizados em crianças e que uma parte significativa é feita com recurso a dadores não familiares e a sangue de cordão umbilical.

Atualmente, segundo o António Campos, "cerca de 50% dos transplantes alogénicos são feitos com recurso a dadores de registo".

"As famílias são pequenas, a maioria dos casais tem um ou dois filhos e a probabilidade de dois irmãos serem compatíveis é de 25%. Tem aumentado o recurso aos dadores de registo", sublinhou.

António Campos considerou que o registo português é "um registo bom", mas salientou que "ainda há uma percentagem grande de transplantes de dadores não relacionados feitos com recurso a importação de células. Os dois países de onde se faz maior importação são a Alemanha e os EUA, que são os que têm os registos mais organizados e com os quais se consegue trabalhar de forma mais simples".

O STMO é membro ativo das duas principais organizações internacionais ligadas a esta área da medicina: o European Blood and Marrow Transplantation Group e o Center for International Blood and Marrow Transplant Research, que o colocam no 35º lugar no ranking mundial composto por 600 unidades de transplante.

"Esta classificação é feita de acordo com vários critérios, um deles é o número de transplantes. Para estar nos 200 primeiros tem de fazer mais de 100 transplantes, nenhuma das outras unidades portuguesas o faz", sustentou António Campos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório