Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

À procura de casa? Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta sorteiam vivenda

A Associação dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta está a sortear uma vivenda que herdou de uma benemérita, que desejava que ali fosse construído um museu, alegando falta de condições financeiras para a sua recuperação.

À procura de casa? Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta sorteiam vivenda
Notícias ao Minuto

16:17 - 20/03/23 por Lusa

País Sorteio

A vivenda tem de área coberta de cerca de 400 metros quadrados e, no seu conjunto, a propriedade, situada no centro da aldeia de Ligares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, tem uma área de 900 metros quadrados.

Este sorteio está inserido na comemoração do 95.º aniversário da associação humanitária e a colocação do imóvel como primeiro prémio da iniciativa é considerada pelos dirigentes da associação como "uma situação inédita", mas que vai resolver o destino a dar à propriedade.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta (AHBFEC), Edgar Gata, disse hoje que esta é uma questão que os dirigentes pretendem "que não se complique mais".

"Trata-se de património para o qual a associação não tem um desfecho, apesar de haver algumas propostas por parte de várias entidades e pessoas. Por outro lado, tentou-se resolver a situação através da venda do imóvel para que não entrasse em degradação, para o qual não há disponibilidade financeira por parte dos bombeiros para a sua recuperação", mas tal acabou por não acontecer, justificou.

O responsável acrescentou que "se ninguém tratar deste espaço, os problemas estruturais vão começar a aparecer, principalmente ao nível do telhado", por se tratar "de uma casa do início do século XX".

O imóvel chegou a estar à venda em 2021, uma situação que foi revertida dada a oposição dos habitantes de Ligares, que se mostraram indignados com a venda de imóvel doado pela benemérita Veneranda Martins.

A AHBFEC começou por fazer esta "rifa" em finais de fevereiro, com recurso a redes sociais e contactos diretos, e desde o início de março que os bilhetes para este sorteio já renderam à instituição cerca de 3.000 euros, sendo que cada um tem um custo de cinco euros.

"Esta experiência está a decorrer dentro das expectativas. Posso adiantar que só hoje tenho no meu e-mail e no 'WhatsApp' mais de 30 pedidos para a compra de bilhetes para esta rifa", vincou Edgar Gata.

O sorteio tem como 2.º prémio uma estadia em Freixo de Espada à Cinta durante uma semana para duas pessoas, sendo o 3.º prémio um conjunto de 48 garrafas de vinho do Douro.

O sorteio realizar-se-á em meados de setembro de 2023, em ato público e contando com um júri constituído por um elemento representando a Câmara Municipal, uma representante da Junta de Freguesia de Ligares e um outro da direção AHBVFEC.

A AHBVFEC recebeu por doação a vivenda situada no centro da aldeia de Ligares, e, de acordo com o testamento a que a Lusa teve acesso, em 09 de julho de 2021, seria destinada à criação de um museu com motivos referentes ao corpo de bombeiros e outras curiosidades.

O testamento foi lavrado no Cartório Notarial de Freixo de Espada à Cinta, em 25 de julho de 2003.

No entanto, em 4 de maio de 2021, a AHBVFEC emitiu um aviso público no qual referia estar "aberta a receber propostas de possíveis interessados na aquisição do imóvel, situado na Rua da Amargura, em Ligares".

Apesar de algumas tentativas em encontrar interessados em apoiar a recuperação do imóvel, nunca ninguém se mostrou interessado.

"Em 16 de julho de 2020, a assembleia geral da AHBVFEC aprovou, por unanimidade, colocar o imóvel à venda através de propostas. Esta venda poderá ajudar financeiramente esta associação e ao mesmo tempo evitar que o prédio entre em degradação, porque não temos verbas para a sua reabilitação", explicou o dirigente à data.

Segundo Edgar Gata, a associação humanitária que dirige não tem condições financeiras para salvar o imóvel da ruína, que é o que está a acontecer.

Leia Também: Pai de 4 filhos ganhou casa de mais de 3 milhões em Londres num sorteio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório