Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Da "inspiração" ao "exemplo". As reações à morte de Rui Nabeiro

Assim reagiram as personalidades portuguesas à morte do empresário Rui Nabeiro.

Da "inspiração" ao "exemplo".  As reações à morte de Rui Nabeiro
Notícias ao Minuto

19:03 - 19/03/23 por Marta Amorim

País Rui Nabeiro

Rui Nabeiro morreu este domingo, aos 91 anos, e está a ser recordado por várias personalidades. Entre tantas exaltações, destaca-se o "exemplo" de empreendedorismo e "humanidade" do fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, que deu "origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal" .

As cerimónias fúnebres vão decorrer na Igreja Matriz de Campo Maior, em Portalegre, a partir 12h00 de segunda-feira, divulgou a família, em comunicado. A Câmara de Campo Maior decretou também cinco dias de luto municipal.

"Preocupação social e participação cívica" do empresário "devem ser um exemplo", diz Marcelo

O Presidente da República lamentou, este domingo, a morte do empresário Rui Nabeiro, que ontem visitou no Hospital da Luz, em Lisboa.
 
Marcelo Rebelo de Sousa destacou, numa nota publicada no site da Presidência da República, que a "preocupação social e participação cívica" do empresário "devem ser um exemplo e uma inspiração para todos".

"Num tempo económica e socialmente desafiante, o exemplo de Rui Nabeiro, na sua preocupação social e participação cívica, com a comunidade e com o país, devem ser um exemplo e uma inspiração para todos quantos podem devolver à sociedade um pouco daquilo que esta lhes deu", escreveu.

Costa recorda Rui Nabeiro: "Um exemplo de cidadania e humildade"

O primeiro-ministro português, António Costa, homenageou, este domingo, o empresário Rui Nabeiro, como "um exemplo de cidadania e humildade". 
 
Numa publicação na rede social Twitter, António Costa partilhou várias fotografias dos dois juntos e lembrou ainda a "responsabilidade social e de paixão [de Rui Nabeiro] pela sua terra".

"Os meus sentimentos à família, amigos e a todos os campomaiorenses", terminou.

Santos Silva recorda Rui Nabeiro como "um dos melhores empresários"

O presidente da Assembleia da República (AR), Augusto Santos Silva, lamentou, este domingo, a morte do empresário Rui Nabeiro, fundador do grupo Nabeiro - Delta Cafés, aos 91 anos. 

"Rui Nabeiro distinguiu-se pelo amor a Portugal e à sua terra de sempre, Campo Maior, que serviu como autarca e cidadão", escreveu Santos Silva, numa publicação divulgada no Twitter.

Montenegro elogia "capacidade" e "responsabilidade social" de Rui Nabeiro

O presidente do PSD, Luís Montenegro, recordou hoje Rui Nabeiro como "um homem bom, um exemplo de capacidade empreendedora e responsabilidade social", considerando que o empresário mostrou ser "possível criar riqueza com trabalho e inovação".


"Rui Nabeiro foi um homem bom, um exemplo de capacidade empreendedora e responsabilidade social", enalteceu Luís Montenegro, através de uma mensagem na rede social Twitter, na qual apresentou "sentidos pêsames" à família do empresário, que hoje morreu aos 91 anos.

Rui Rio lamenta morte de Rui Nabeiro. "Conhecia o valor da gratidão"

O ex-presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, lamentou hoje a morte do empresário Rui Nabeiro, recordando-o como "um homem que conhecia o valor da gratidão e que nunca esqueceu a sua terra".

O social-democrata homenageou o "grande empresário". "Grande pelo grupo que soube construir e grande pela forma como o construiu; com enorme respeito pelos seus colaboradores e com fortes preocupações sociais", lê-se na nota.

José Luís Carneiro lembra Nabeiro: "Exemplo de percurso de vida notável"

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, destacou, este domingo, que Rui Nabeiro é "um exemplo de um percurso de vida notável de alguém que de menino conseguiu começar uma marca".
 
"A marca que [Rui Nabeiro] criou no País é uma das mais reconhecidas em termos internacionais", apontou, em declarações aos jornalistas.

Na ótica de José Luís Carneiro, Rui Nabeiro é ainda "um exemplo da tenacidade, da força de vontade, da inovação, da criatividade".

"Nabeiro mostrou que uma ideia pode transformar o mundo", diz Costa Silva

O ministro da Economia, António Costa Silva, assinalou "um dia muito triste para o país", após a morte do empresário Rui Nabeiro, este domingo. 
 
"Nabeiro mostrou que uma ideia pode transformar o mundo: desenvolveu uma ideia e uma visão e foi capaz de criar riqueza", frisou, em declarações à SIC Notícias.

Segundo Costa Silva, "além de ter sido um empresário exemplar, conseguiu criar um grupo no Interior de Portugal e é exatamente destes exemplos que nós precisamos".

Nabeiro era "grande cidadão" que "merecia todas as distinções"

A antiga eurodeputada socialista, Ana Gomes, vincou que "Portugal perde um grande empresário e um grande cidadão que assumiu sempre as suas responsabilidades como membro desta grande comunidade [o país]" com a morte de Rui Nabeiro.
 
"Deslumbrou-me sempre aquela preocupação social que ele tinha", começou por dizer, em declarações à Rádio Observador, destacando que  Nabeiro sempre teve "aquela noção de que a responsabilidade social que é tão fundamental como o objetivo de fazer lucro e de criar riqueza económica".

Líder do PCP realça "princípios e formas de estar na vida"

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, lamentou a morte do empresário Rui Nabeiro, realçando o seu prestígio e "princípios e formas de estar na vida", que outros deveriam acompanhar.

Rui Nabeiro era "uma pessoa muito prestigiada, muito conhecida no país inteiro, até do ponto de internacional e, em particular, nesta região" do Alentejo, disse à agência Lusa o secretário-geral comunista.
 
Em declarações à margem de um almoço comício do partido em Serpa, no distrito de Beja, Paulo Raimundo endereçou condolências à família do comendador Rui Nabeiro.

Câmara de Comércio sobre Nabeiro: "Exemplo de empreendedorismo"

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) enalteceu hoje o "extraordinário exemplo de empreendedorismo, resiliência e inovação" de Rui Nabeiro, manifestando "grande pesar" pela morte do empresário, aos 91 anos.
  
Ministro da Saúde destaca "coração enorme" e "generosidade" de Nabeiro

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, destacou o "coração enorme", bem como a "generosidade e solidariedade" de Rui Nabeiro, que morreu hoje, reforçando que o país "deve-lhe imenso".

"Homem com um coração enorme, que sempre foi o seu bem mais valioso, inspirou inúmeras pessoas com os seus gestos permanentes de generosidade e solidariedade", enaltece o ministro da Saúde na mensagem de condolências, na qual apresentou "as mais profundas condolências" à família do empresário que morreu hoje aos 91 anos.

Nabeiro "deixa com a sua longa vida um traço de humanidade invulgar"

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, manifestou, este domingo, uma "sentida homenagem ao Comendador Rui Nabeiro que hoje nos deixou", aos 91 anos, vítima de doença. 
 
"Exemplo excecional de empresário inovador comprometido com a sua comunidade", começou por escrever, na rede social Twitter.

Segundo Carlos Moedas, Nabeiro "deixa com a sua longa vida um traço de humanidade e de responsabilidade social absolutamente invulgares".

Ventura destaca "importância incontornável" de Nabeiro

O presidente do Chega, André Ventura, destacou hoje a "importância incontornável" do empresário Rui Nabeiro na história e na economia portuguesa, sendo um "exemplo extraordinário para os portugueses" e a personificação da "alma lusitana".  

Num vídeo enviado às redações, André Ventura deixou condolências e partilhou o "sentimento de dor à família de Rui Nabeiro", considerando que "a sua importância é incontornável na história e na economia portuguesa". 

"É um exemplo extraordinário para os portugueses, um exemplo extraordinário de ambição num momento em que Portugal, a economia portuguesa, tanto precisa dessa ambição", enfatizou.

Socialista Pedro Marques lembra Rui Nabeiro como "um grande homem"

O socialista e eurodeputado Pedro Marques enalteceu, este domingo, o empresário Rui Nabeiro como "um grande homem e um grande empresário" que aprendeu a "respeitar muito nesta última década que nos aproximou". 
 
"Sinto-me obrigado para a vida a Rui Nabeiro. Pelo exemplo que deixa, pelo que fez por Campo Maior, pelo Alentejo, por Portugal", escreveu, na rede social Twitter.

"O país fica hoje mais pobre ao perder referência do empreendedorismo"

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior lamentou "profundamente", este domingo, "o desaparecimento do Comendador Rui Nabeiro".  
 
"Presidente e fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, em 1961, Rui Nabeiro destacou-se como um empresário cuja visão era assente em dinâmicas e práticas inovadoras e na promoção da formação superior e profissional, princípios que aplicou em todos os domínios do seu trabalho e legado que deixou", pode ler-se no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.    

Nabeiro "deixa um legado de um liderar com ética", diz presidente da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, assinalou, este domingo, a morte do empresário Rui Nabeiro como "um exemplo para todos nós".
 
Em declarações à SIC Notícias, denotou que Rui Nabeiro "deixa um legado de um liderar com ética, rigor, principio, valores, que neste tempo em que vivemos disrupções e exemplos negativos, era um farol de como se deve gerir".

"Foi um empresário que quase do nada criou um império e que soube adaptar-se", assinalou, apontando ainda o sorriso do empresário que "transmitia paz interior e felicidade que era contagiante".

Grandeza do projeto de Rui Nabeiro é incomum e ímpar, diz AIP

O presidente da direção da Associação Industrial Portuguesa (AIP) afirmou hoje que "a grandeza" do projeto empresarial de Rui Nabeiro é "incomum e ímpar", considerando que a história do grupo deveria ser analisada no sistema de ensino.

"Legado perdurará durante várias gerações", diz CEO da Sonae

A presidente executiva do grupo Sonae, Cláudia Azevedo, acredita que o legado de Rui Nabeiro irá perdurar durante várias gerações, considerando que o nome do empresário estará sempre ligado à preocupação na criação de valor social.

Numa declaração escrita enviada à agência Lusa, Cláudia Azevedo manifestou, em nome pessoal e da Sonae, às condolências à família do empresário.
 
"Apesar do desaparecimento do Homem, estou certa de que o seu legado perdurará durante várias gerações", afirma.

AEP destaca "visão empresarial fora de série" de Rui Nabeiro

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Luís Miguel Ribeiro, destacou a "visão empresarial fora de série" de Rui Nabeiro, que morreu hoje, acentuando que o empresário colocou Portugal e Campo Maior no mapa. 

SEDES evoca empresário Rui Nabeiro como "exemplo para o país

A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) manifestou hoje "profundo pesar e consternação" pela morte do empresário e comendador Rui Nabeiro, apontando-o como "um exemplo para o país".

CCP fala em dia triste e destaca preocupação social de Rui Nabeiro

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) lamentou hoje a morte de Rui Nabeiro, considerado "consensualmente" um dos maiores empresários portugueses de sempre, notando que este é um dia triste e destacando a sua preocupação social.  

José Luís Peixoto sobre Rui Nabeiro: "Perdeu-se alguém muito especial"

O escritor José Luís Peixoto considerou hoje que, com a morte do empresário Rui Nabeiro, "perdeu-se alguém muito especial" não só do ponto de vista empresarial, mas também humano, que teve as pessoas como a sua "principal preocupação".

"Na minha perspetiva, é esta dimensão que verdadeiramente o distingue e também foi este o centro do seu propósito. Rui Nabeiro foi um empresário que teve como principal preocupação as pessoas, nomeadamente as que lhe eram mais próximas e acredito que será por isso que continuará a ser recordado por muitos anos", disse.

Fernando Gomes lamenta morte de Rui Nabeiro e recorda ligação ao futebol

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol lamentou hoje a morte do empresário Rui Nabeiro, recordando a sua ligação à modalidade e ao Campomaiorense, única equipa alentejana a chegar à final da Taça de Portugal.

"A sua ligação ao futebol fez-se através do clube da terra que o viu nascer, que com o seu apoio levou o Sporting Clube Campomaiorense ao escalão maior do nosso futebol e à final da Taça de Portugal sendo, até hoje, o primeiro e único emblema alentejano a estar presente na grande festa do Jamor", referiu Fernando Gomes.

Leia Também: Cerimónias fúnebres de Rui Nabeiro começam amanhã. Funeral será na 3.ª 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório