Meteorologia

  • 27 MARçO 2023
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 24º

Erdogan anuncia prorrogação de acordo sobre exportação de cereais

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje a prorrogação do acordo internacional sobre a exportação de cereais ucranianos, sem especificar a duração desta extensão, noticiou a AFP.

Erdogan anuncia prorrogação de acordo sobre exportação de cereais
Notícias ao Minuto

14:39 - 18/03/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Após conversações com ambas as partes, garantimos a prorrogação do acordo que deveria terminar a 19 de março", afirmou o líder turco num discurso emitido pela televisão.

"O acordo sobre o corredor de cereais deveria terminar a partir de hoje. Como resultado de negociações com ambas as partes, prolongámos o tempo. A continuação e estabilidade do acordo é de importância vital", disse Erdogan, também citado pela Europa Press.

Erdogan participou hoje num evento público em Çanakkale, na Turquia ocidental, onde agradeceu à Ucrânia, à Rússia e às Nações Unidas pelo seu envolvimento nas negociações.

Ancara tinha dito anteriormente que esperava uma prorrogação de 120 dias, enquanto a Rússia insistia num acordo de 60 dias para estender o pacto que permite a exportação de produtos agrícolas ucranianos através dos portos do Mar Negro.

O acordo facilitou a exportação de 24 milhões de toneladas de cereais em mais de 1.600 viagens de navios mercantes desde julho passado.

Cinquenta e cinco por cento destes alimentos foram para países em desenvolvimento.

Leia Também: AO MINUTO: Putin chega à Crimeia; Acordo de cereais prolongado

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório