Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Lares ilegais? Ministra fala em "preocupação total" com pessoas

A ministra do Trabalho e Solidariedade insistiu hoje que a Segurança Social tem "tolerância zero" e atua de forma "implacável" em lares ilegais onde existam pessoas em risco, recordando que em 2022 foram encerrados 117 equipamentos destes.

Lares ilegais? Ministra fala em "preocupação total" com pessoas
Notícias ao Minuto

14:10 - 17/03/23 por Lusa

País Lares ilegais

sempre assim que a Segurança Social agirá, ou seja, de uma forma implacável relativamente a situações que são inaceitáveis", nomeadamente quanto a lares ilegais, disse Ana Mendes Godinho aos jornalistas, no Porto, à margem da Cimeira das Pessoas "Não há Europa Social sem Direitos Sociais".

Escusando-se a comentar situações em concreto, a governante reforçou que este é o padrão de intervenção da Segurança Social, que tem como foco proteger as pessoas.

"Não vou agora comentar os vários casos individuais ou concretos, aquilo que reitero é que a Segurança Social tem agido sempre com a total preocupação em proteger as pessoas, em fiscalizar as situações e em ter tolerância zero quanto a situações que não estão a salvaguardar a vida de cada uma das pessoas", reiterou.

Em 2022, a Segurança Social mandou encerrar 117 lares que foram efetivamente encerrados, recordou.

Quando não há cumprimento das ordens da Segurança Social, esta participa a situação ao Ministério Público (MP), sendo depois o processo desencadeado em tribunal, esclareceu Ana Mandes Godinho.

A titular da pasta da Segurança Social adiantou que o Governo está "muito focado" na requalificação das respostas sociais através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e fundos nacionais.

Ana Mendes Godinho vai ser ouvida na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão sobre licenciamento e fiscalização de lares.

A audição ocorre na sequência da discussão e aprovação de requerimentos dos grupos parlamentares de PS, PSD e IL.

Ana Mendes Godinho será ouvida no parlamento após, no início do mês, uma reportagem da SIC ter denunciado várias situações de maus-tratos no lar Delicado Raminho, na Lourinhã, que a Segurança Social mandou, entretanto, encerrar.

Em 9 de março, fonte da Polícia Judiciária (PJ) confirmou também o encerramento de um lar clandestino em Palmela por falta de condições.

Leia Também: Ministra do Trabalho vai ser ouvida no Parlamento sobre lares ilegais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório