Daqui a pouco mais de uma semana, é mais uma vez altura de acertar os relógios e dar uma atenção redobrada aos despertadores. No continente e no arquipélago da Madeira, hora muda no domingo, dia 26 de março, adiantando da 01h00 para as 02h00.
No caso dos Açores, esta mudança ocorre uma hora mais cedo, pelo que, à meia-noite, os açorianos têm de alterar o relógio para as 01h00.
A mudança para o horário de verão é, todos os anos, objeto de debate, especialmente por parte dos portugueses que, perante a perspetiva de dormir menos uma hora, pedem o fim da mudança horária que ocorre duas vezes por ano.
O processo é levado a cabo por vários países europeus mas, em 2018, houve uma tentativa da União Europeia de avaliar o fim da mudança horária.
Ora, após um inquérito favorável e de tanto a Comissão como o Parlamento Europeu terem aprovado a proposta, o Conselho da União Europeia não deu uma posição favorável e os europeus terão mesmo de continuar a acertar os ponteiros.
No caso de Portugal, na altura e em 2019, o primeiro-ministro mostrou-se favorável a continuar com a mudança bianual, seguindo a recomendação considerando que "as pessoas estão satisfeitas com a solução" e que "não faz sentido" fazer uma alteração ao sistema horário português.
"Um dos defeitos da União Europeia é, às vezes, querer-se pôr a abrir discussões que são absolutamente desnecessárias a não ser para consumir energia, e muitas vezes é este tipo de coisas que acabam por irritar os cidadãos contra a União Europeia. E de facto, acho que a União Europeia devia ser mais seletiva naquilo em que se deve empenhar e deixar os diferentes Estados entenderem-se naquilo que não é essencial, até de uma posição comum na Europa", disse António Costa, em 2019, numa entrevista ao Dinheiro Vivo e TSF.
O horário de verão termina a 29 de outubro, altura em que a hora voltará a atrasar, também às 01h00.
Leia Também: Peritos querem fim de mudança da hora na UE e harmonização com hora solar