Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Plano de fecho de urgências pediátricas é "ponderado" e dá "resposta"

Na ótica do presidente executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), é necessário "encontrar respostas diferentes, porque há um consumo que diria ser inapropriado desses locais" e "que têm de ser mais diferenciados".

Plano de fecho de urgências pediátricas é "ponderado" e dá "resposta"
Notícias ao Minuto

23:55 - 15/03/23 por Daniela Filipe

País Saúde

Face ao descontentamento e preocupação gerados pelo encerramento noturno e aos fins de semana da urgência pediátrica do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, do Centro Hospitalar do Oeste, em Torres Vedras, e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, Fernando Araújo, presidente executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), garantiu, esta quarta-feira, que o plano de reestruturação foi "amplamente discutido", de forma a conceder "essa tranquilidade, essa segurança, essa qualidade do atendimento, mas simultaneamente acesso e proximidade".

"Este plano foi amplamente discutido, ao longo das últimas semanas, com todos os serviços de pediatria desta região, bem como alguns grupos de trabalho nomeados para esse fim, para encontrar a melhor fórmula que trouxesse essa tranquilidade, essa segurança, essa qualidade do atendimento, mas simultaneamente acesso e proximidade para as crianças e para as famílias. É um plano ponderado e que traz, à partida, essa resposta", salientou, em declarações ao programa ‘Grande Entrevista’, na RTP 3.

O líder da Direção Executiva do SNS (DE-SNS) deu conta de que foi necessário "olhar para o mapa do ponto de vista geográfico, do acesso, de mobilidades", visando "encontrar uma fórmula que pudesse dar resposta", tendo em conta a procura nas várias horas do dia e os recursos humanos disponíveis nas unidades visadas.

Segundo o responsável, Torres Vedras foi "das áreas mais discutidas na reunião", uma vez que os utentes deste hospital terão que recorrer às Caldas da Rainha, a mais de 40 quilómetros de distância. Contudo, Fernando Araújo recordou que, "durante o dia, sete dias por semana, [a unidade] está aberta, e vai continuar a partir de 1 de abril".

"O período noturno é aquele em que há menos procura, e a procura é normalmente feita por crianças em estado mais grave, que precisam de tratamento mais diferenciado, e que deviam ter resposta noutros locais em que há mais capacidade", esclareceu, indicando que "a unidade de Torres Vedras é pouco diferenciada do ponto de vista global", pelo que "os casos mais graves acabavam por ser transferidos".

O objetivo desta reestruturação é, assim, "tentar que, nas alturas de maior procura, durante o dia, normalmente para casos menos graves, haja uma resposta consistente, que é o que vai acontecer, e para as horas em que há menos procura, mas uma procura mais diferenciada, seja ela encaminhada para unidades que têm essa robustez do ponto de vista de resposta mais global".

"Temos de aumentar a literacia em saúde, do ponto de vista dos autocuidados. Grande parte das urgências de pediatria são doentes azuis e verdes e, em geral, algumas urgências, como a de Torres Vedras, chegam aos 70%", complementou, justificando que, "na ausência de outro local, ou até na dúvida, acabam por ir àquele ponto que está aberto".

Na sua ótica, é necessário "encontrar respostas diferentes, porque há um consumo que diria ser inapropriado desses locais, que têm de ser mais diferenciados", dando como exemplo o recurso à linha Saúde 24 e aos cuidados de saúde primários.

"A primeira resposta quando uma criança tem uma febre não é, seguramente, uma urgência pediátrica", rematou.

Recorde-se que, de acordo com a estratégia de reorganização do serviço de urgência divulgada a 13 de março, os serviços de pediatria do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, e do Centro Hospitalar do Oeste, em Torres Vedras, vão encerrar à noite, a partir de 1 de abril.

Já no Centro Hospitalar de Setúbal, a urgência de pediatria passa a encerrar quinzenalmente, entre as 21h00 de sexta-feira e as 9h00 de segunda-feira. O organismo salientou ainda que os horários do plano vigoram até 30 de junho.

Por seu turno, as restantes urgências pediátricas mantêm-se permanentemente abertas.

Leia Também: Governo "terá de ceder" perante contestação a encerramento de urgências

Recomendados para si

;
Campo obrigatório