Portugal e Espanha assinam entendimento sobre digitalização na Justiça

O "objetivo comum" deste memorando passa por "permitir que os cidadãos ibéricos possam ter acesso a serviços públicos de justiça com mais qualidade, mais ágeis e com maiores garantias de segurança jurídica", dá conta a tutela.

Notícia

© Clara Azevedo

Notícias ao Minuto
15/03/2023 22:49 ‧ 15/03/2023 por Notícias ao Minuto

País

Cimeira

Portugal e Espanha assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento que visa "fortalecer e promover a cooperação bilateral" no que respeita ao uso de tecnologias digitais e ferramentas de inteligência artificial na área da Justiça, segundo dá conta um comunicado enviado às redações.

"Portugal e Espanha vão ser parceiros no desenvolvimento de soluções tecnológicas que reforcem as respostas da Justiça nos dois países", elabora a nota, que dá conta daquele que foi um acordo assinado pelas ministras da Justiça de ambos os países, Catarina Sarmento e Castro e Pilar Vilella Llop, no âmbito da Cimeira Luso-Espanhola que decorreu, nos últimos dois dias, em Lanzarote.

No âmbito deste memorando, estes países comprometem-se a "potenciar o recurso à presença online em julgamentos transfronteiriços", a "desenvolver e utilizar recursos de Inteligência Artificial em conjunto" e a "recorrer à comunicação eletrónica, no âmbito das linhas de trabalho e das experiências que estão a decorrer na União Europeia".

O comunicado argumenta, assim, que o "objetivo comum" deste entendimento passa por "permitir que os cidadãos ibéricos possam ter acesso a serviços públicos de justiça com mais qualidade, mais ágeis e com maiores garantias de segurança jurídica".

Do memorando podem, ainda, "resultar projetos-piloto comuns, trocas de informação no âmbito da cooperação entre os dois países, atividades de formação comuns, seminários, conferências, workshops e reuniões técnico-científicas, entre outras ações", explica a nota enviada pelo gabinete da ministra da Justiça.

De recordar que o primeiro-ministro português, acompanhado de 10 dos seus 18 ministros, esteve entre terça e quarta-feira em Lanzarote, para aquela que foi já a 34.ª Cimeira Luso-Espanhola e durante a qual foram levadas a cabo várias reuniões setoriais.

Leia Também: "Forças Armadas estão à altura de desempenhar qualquer missão"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas