Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Não ceda". SEF alerta para e-mails falsos em nome do portal CPLP

O SEF ressalvou que "o pedido de autorização de residência CPLP é simples e pode ser feito pelo próprio", advertindo que não deverá ceder "as suas credenciais a terceiros não habilitados".

"Não ceda". SEF alerta para e-mails falsos em nome do portal CPLP
Notícias ao Minuto

20:34 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto

País SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) alertou, esta quarta-feira, para a circulação de e-mails falsos, em nome do novo portal CPLP, destinado aos imigrantes dos países de língua portuguesa com processos de autorização de residência pendentes.

“Alertamos para a circulação de falsos e-mails, alegadamente gerados pelo Portal CPLP para efeitos de registo e emissão de autorização de residência. Não se deixe enganar!”, escreveu a entidade, na rede social Facebook.

O SEF ressalvou ainda que “o pedido de autorização de residência CPLP é simples e pode ser feito pelo próprio”, advertindo que não deverá ceder “as suas credenciais a terceiros não habilitados”.

O organismo recordou, assim, que o custo do pedido é de apenas 15 euros e a disponibilização deste documento em modelo eletrónico demorará "em regra 72 horas".

Segundo o SEF, estas concessões de autorização de residência são "exclusivamente 'online', sem necessidade de outro tipo de interação com o serviço ou deslocação física a um posto de atendimento".

No entanto, no caso de menores envolvidos no processo de legalização, é necessária a deslocação "em momento posterior a um posto de atendimento do SEF".

Recorde-se que os cerca de 150 mil imigrantes dos Estados-membros da CPLP em Portugal com processos pendentes no SEF podem, desde o dia 13 de março, obter uma autorização de residência de forma automática através do 'portal CPLP', que está disponível nas páginas do SEF e do ePortugal.gov.

Um comunicado conjunto do Ministério da Administração Interna e da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, no mesmo dia, deu conta de que "mais de 6.300 pedidos de autorização de residência foram recebidos nas primeiras duas horas de funcionamento do novo portal”. Até às 18h00 de segunda-feira, foram contabilizados mais de 9.700 pedidos.

Além de Portugal, integram a CPLP Cabo Verde, Brasil, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.

Leia Também: Mais de 9.700 pedidos de autorização de residência em novo portal do SEF

Recomendados para si

;
Campo obrigatório