Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Costa e Sánchez visitaram casa de Saramago e trocaram livros em Lanzarote

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e o homólogo espanhol, Pedro Sánchez, visitaram hoje a casa do escritor José Saramago na ilha de Lanzarote, no arranque da 34.ª cimeira ibérica, sem terem feito declarações aos jornalistas.

Costa e Sánchez visitaram casa de Saramago e trocaram livros em Lanzarote
Notícias ao Minuto

20:26 - 14/03/23 por Lusa

País Cimeira Ibérica

Costa e Sánchez visitaram a casa do prémio Nobel da Literatura de 1998, acompanhados pela mulher do escritor, Pilar del Rio, e pelos ministros da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, e de Espanha, Miquel Iceta.

O primeiro-ministro, acompanhado de dez ministros, chegou ao final da tarde a Lanzarote, no arquipélago das Canárias, para a 34.ª cimeira ibérica, que decorre até quarta-feira.

À chegada a Lanzarote, António Costa foi recebido pelo líder do governo espanhol, o também socialista Pedro Sánchez, na residência oficial do governo de Espanha na ilha, conhecida como La Mareta, onde trocaram presentes, segundo fontes dos dois executivos.

António Costa ofereceu a Sánchez o livro 'Viagem a Portugal', de José Saramago, e recebeu também um livro, 'Lanzarote arquitetura inédita', de Cesar Manrique, o artista, arquiteto e ativista ambiental nascido em Lanzarote em 1919.

Os trabalhos oficiais da 34.ª cimeira ibérica decorrem na quarta-feira, com foco no intercâmbio cultural, na agenda da União Europeia e na estratégia transfronteiriça comum.

A 34.ª cimeira Luso Espanhola ocorre apenas quatro meses depois da anterior, em novembro, em Viana do Castelo, sobretudo por causa da agenda interna de Espanha neste ano, com eleições regionais e municipais em 28 de maio, eleições legislativas gerais em dezembro, e a presidência do Conselho União Europeia (UE) a partir do segundo semestre.

O encontro entre os dois governos arrancou hoje, com uma agenda prévia que incluiu a visita de Costa e Sánchez à casa museu de José Saramago em Lanzarote, onde o Nobel da Literatura viveu a partir da década de 1990.

José Saramago, para os dois governos ibéricos, "é o símbolo dos fortes elos culturais" existentes entre Portugal e Espanha.

Entre os diferentes acordos que serão assinados em Lanzarote, o Governo português destaca precisamente o referente à programação cultural cruzada entre Portugal e Espanha, que será dedicada aos 50 anos da democracia. Um tema em que se pretenderá realçar o contributo dos agentes culturais portugueses e espanhóis nos processos de transição democrática dos dois países ibéricos em 1974 e 1975.

Segundo fontes dos dois executivos, serão assinados mais de uma dezena de memorandos nesta cimeira, em áreas relacionadas com a cultura, coesão territorial, educação, saúde, ciência ou ensino superior, entre outros.

Em relação às questões europeias, os dois governos destacam o alinhamento de Portugal em matérias como a governação económica ou energia, área em que se realça o "mecanismo ibérico" para limitar o preço do gás usado para produzir eletricidade e o projeto dos gasodutos para transportar hidrogénio entre a Península Ibérica e França (H2MED).

Leia Também: Portugal e Espanha assinam protocolo para cooperação cultural cruzada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório