Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fecho da urgência pediátrica de Loures "não foi uma decisão política"

Ministro da Saúde garante que encerramento da unidade ao fim de semana deve-se à "carência" de profissionais, inclusive de pediatras.

Fecho da urgência pediátrica de Loures "não foi uma decisão política"
Notícias ao Minuto

11:20 - 14/03/23 por Notícias ao Minuto

País Hospital de Loures

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assegurou, esta terça-feira, a partir de Bruxelas, que o Governo está a trabalhar para encontrar uma solução para o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, cuja urgência pediátrica foi encerrada aos fins de semana.

"Nós vamos trabalhar para ver se é possível que a urgência pediátrica do Hospital de Loures funcione também durante o dia, entre as 9h e as 21h. Não apenas de segunda a sexta-feira, mas também ao fim de semana", começou por garantir o governante, que está na Bélgica, a propósito do Eurogrupo.

Ainda sobre o mesmo assunto, Manuel Pizarro afiançou que a decisão de encerrar esta unidade não foi "política", mas sim por haver falta de profissionais de saúde, inclusive pediatras.

"No caso de Loures não foi uma decisão organizativa nem política que conduziu ao encerramento da urgência pediátrica [ao fim de semana], foi a carência de profissionais, nomeadamente, de pediatras", realçou o ministro da Saúde.

Recorde-se que, esta segunda-feira, a Direção Executiva do SNS anunciou que passam a ser três as unidades pediátricas fechadas durante o período noturno, entre as 21h e as 9h. Além do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que está encerrado à noite e aos fins de semana, também os hospitais São Francisco Xavier, em Lisboa, e o Centro Hospitalar do Oestes, em Torres Vedras, vão encerrar à noite a partir de 1 de abril.

Leia Também: Loures apela que urgência pediátrica continue aberta aos fins de semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório